Resenha : "A Seleção" (Livro #1)


A Seleção

Autor: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 368
Ano: 2012
Sinopse: Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.
Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.
Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.



Esse livro é um dos livros que eu estava com mais vontade de ler o ano passado, mas estava com medo porque não tinha lançado todos os livros aqui no Brasil – e ainda não lançaram, A Escolha chega no Brasil em Maio.
 Eu sou uma pessoa que quando lê trilogia, necessita terminar todos os livros, e quando não tem ainda aqui no Brasil eu tenho um treco de ansiedade! kkk                         
Como não consegui resistir comecei a ler na sexta(14).  Para as fãs de livros românticos – como eu –, A Seleção é o livro certo pra você.  Desde o início da leitura já fui cativa pela personagem principal, America Singer. Uma garota com a personalidade forte, independente, engraçada e com uma força de vontade imensa. Ela e sua família são da casta número Cinco, que é a casta dos artistas, o que não ajuda muito porque mesmo assim, America e sua família passa por necessidades. 
Um ocorrido faz com que America fique em conflito com sua família e com a pessoa que lhe causa suspiros: a chegada de uma carta e uma ficha de inscrição da realeza anunciando que o príncipe estava à procura de sua princesa. America não queria participar e odiava ter que pensar por um momento se quer em se candidatar, pois amava Aspen, o humilde rapaz charmoso de olhos verdes de uma casta inferior à dela, Seis. Os dois se amam e planejam um futuro, mas muitas coisas os impedem de ficar juntos. 
“Cinco bocas e apenas quatro trabalhadores. Sem emprego garantido até o Natal. Quando eu via as coisas desse jeito, a Seleção parecia uma corda à qual eu podia me agarrar. Aquela carta idiota talvez me tirasse do fundo do poço, e então eu poderia puxar minha família comigo.” “Vontade era um luxo que não podíamos ter. Éramos movidos à base de necessidades. Peguei o formulário preenchido e fui levá-lo para minha mãe, no quintal.”
Quando America cede e acaba aceitando participar da Seleção, seu relacionamento com Aspen acaba. Juro que tentei ser cativada pelo romance dos dois e sentir a dor da personagem com o fim do relacionamento, mas achei que faltou um pouco mais de informação sobre eles, pra ter aquele encanto e prender o leitor no romance dos dois.
A chegada de America no palácio, juntamente das 34 escolhidas, deixa o livro mais emocionante. Cada etapa, cada encontro com o príncipe, e o espírito de competitividade entre as meninas fez livro ficar cada vez mais viciante.
O que me fez ficar mais apaixonada pelo livro foi o príncipe. Nunca pensei que eu fosse ficar do jeito que fiquei (In Love *-*). O príncipe Maxon realmente é perfeito. Com sua timidez – e até mesmo sua inocência –, charme, humildade, cavalheirismo, e um sorriso de arrancar suspiros, deixou o livro repleto da sua exuberância. O que no começo, America não quis enxergar e com seu jeito genioso, destratou o príncipe por uns bons capítulos até eles criarem um laço.
“Seus cabelos brilhantes eram perfeitos demais, seu terno sob medida estava engomado demais. Era mais uma pintura que uma pessoa. Cheguei a ter pena da garota que ficasse com ele. Aquela devia ser a vida mais chata que alguém poderia imaginar.”    
O livro é narrado em primeira pessoa (um fato que me cativa muito em um livro), a escrita da autora é fácil de acompanhar, a leitura e a história envolvente flui tão facilmente, que li no fim de semana! Juro que todas as minhas expectativas lançada no livro não me decepcionaram, tudo que pensei que iria encontrar nele estava lá, e um pouco mais. O mais hilário é que eu fiquei tão envolvida na história que a cada página virada dava um sorriso e um suspiro e até deixei meus olhos se encherem de lágrimas em vários acontecimentos da história. 
O envolvimento de America com Maxon me pareceu totalmente clichê e decifrável a cada virada de página, mas posso garantir a vocês, que é o tipo de clichê que é adoravelmente perfeito de ler. 
O que foi muito legal durante toda a minha leitura, foi que passei a torcer pelo o envolvimento dos dois. Foi um relacionamento que surgiu da espontaneidade da America. E é realmente isso que me fez ficar cativa por America, ela é tão espontânea que acaba encantando.
“Ele respirou fundo e se voltou para mim.     — E você, pelo que luta? — Na verdade, estou aqui por engano.     — Engano?     — É, mais ou menos. Bem, é uma longa história... Estou aqui. E não estou lutando. Meu plano é aproveitar a comida até você me chutar.     Ele riu tanto que se inclinou para trás e deu um tapa no joelho. Uma mistura bizarra de rigidez e calma.
Conforme America vai conhecendo o príncipe, todos os pensamentos negativos sobre ele, foram deixados para trás e a amizade que surgiu aos poucos e honestamente, foram criando sentimentos confusos em America.
“— Maxon Schreave é a síntese de todas as coisas boas. Será um rei fenomenal. Ele deixa garotas que deveriam usar vestido saírem por aí com calça jeans e não se zanga quando alguém que não o conhece o julga de uma maneira completamente errada.     Olhei bem nos olhos de Gavril, que sorriu. Atrás dele, Maxon parecia intrigado. Continuei:     — Quem se casar com ele será uma mulher de sorte. E não importa o que me acontecer, será uma honra ser sua súdita.     Vi Maxon engolir em seco minhas palavras, impressionado. Baixei os olhos.”

A Seleção fez eu me sentir em um conto de fadas, de verdade. A cada evento, cada vestido, cada momento entre America e Maxon, me fez dar suspiros e querer ler mais e mais a história. A autora soube muito bem prender o leitor, deixou o fim com gostinho de quero mais!

classificação: 


6 comentários

  1. Ótima resenha, bem detalhado, bem escrito.
    Comprei o livro, mais ainda não li, está na minha lista de leitura pra esse nao com certeza

    http://aestranhanoparaiso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico mt feliz que gostou! *-*
      Ótima escolha, tenho certeza que não vai se arrepender!
      bjos ;*

      Excluir
  2. Amei a resenha! Ainda não li o livro, mas agora fiquei com vontade kkk Com certeza, irei ler
    bjinhos,

    Mandy x)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, linda! *-*
      Leia sim, tenho certeza q vc vai amaaar! Passa aqui depois p me dizer se gostou! (:
      bjos ;*

      Excluir
  3. Sou simplesmente apaixonada por este livro e a Elite, ansiedade me consumindo pra ler The One.
    Parabens pelo blog virei fã :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então somos duas, Thamiris! Sou absurdamente apaixonada pelos livros e não vejo a hora de chegar Maio pra poder ler também hahaha *-*
      Awwwn, obrigada... Fico muito feliz por isso, são comentários assim que me motivam a continuar com o blog! (:
      Obrigada pela visita e volte sempre! haha
      Bjooos ;*

      Excluir