Resenha:“Para Todos os Garotos que Já Amei”, Jenny Han


Para Todos os Garotos que Já Amei


Autora: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Título Original: To All the Boys I’ve Loved Before
Gênero: Romance
Páginas: 320
Ano: 2015
Sinopse: Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.
Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.



Lara Jean é uma típica garota que – como todas – vive se apaixonando. No caso de Lara Jean, ela se apaixonou cinco vezes em sua vida. Entretanto, quando ela queria eliminar aquele sentimento, seguir em frente, ela escrevia uma carta de amor destacando tudo o que a fez se apaixonar, cada momento, cada detalhe, enfim, absolutamente todos os sentimentos secretos e se despedia. Porém, Lara Jean não enviava as cartas, simplesmente escrevia e guardava suas cartas de amor em uma caixa de chapéu que ganhou da mãe.

Quando escrevo não reprimo nada. Escrevo como se ele nunca fosse ler. Porque não vai mesmo. Cada pensamento secreto, cada observação cuidadosa, todos os sentimentos que guardei dentro de mim, coloco tudo na carta. [...] Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam.

Lara Jean está naquela fase adolescente cheia de dúvidas, curiosidades e responsabilidades e, pra completar, sua irmã mais velha – Margot –  vai pra faculdade em outra cidade, deixando ela, o pai e a irmãzinha mais nova, Kitty. Lara se vê assumindo a responsabilidade do lar, já que perdeu a mãe quando era pequena. E para piorar tudo, Lara Jean está completamente apaixonada por Josh, que por sinal, é namorado da sua irmã Margot. Não poderia ser mais trágico. Ou poderia? Ah, claro que sim. Um certo dia, sem mais, sem menos, aquelas cinco cartas maravilhosas – e comprometedoras –  de amor, são enviadas para os cincos garotos envolvidos, misteriosamente.  

Estou sonhando? Isso é real?- Lara Jean.Abro os olhos. Não estou sonhando e isso é real. É um pesadelo. Peter Kavinsky está segurando minha carta. É minha letra, meu envelope, meu tudo.

Após os envios misteriosos, a vida de Lara Jean virou de ponta cabeça, um verdadeiro pesadelo. Além do todo o seu drama familiar, ela se depara agora com esse imenso e vergonhoso problema. O pior de tudo é ter que enfrentar Josh, já que eles são melhores amigos e ter que encarar ele depois da carta, vai ser tipo, o pior pesadelo da sua vida. Ela quer mostrar pra Josh que está tudo bem, que o sentimento já passou, claro que é mentira, mas ela não quer que as coisas mude entre eles. Então, ela bola um plano. O resultado de tudo isso, causou o envolvimento de Lara Jean e Peter Kavinsky. Peter, foi um dos cinco garotos que recebeu a carta de amor e por consequência do destino – ou ironia, talvez – eles acabam se envolvendo e causando várias situações que eu não vou contar pra vocês! (Sem spoiler, porque senão perde toda a graça! Haha)

O amor é assustador: ele muda, ele pode ir embora. Esse é o risco. Eu não quero mais ficar com medo

O livro é narrado em primeira pessoa e Jenny Han tem uma escrita tão leve e envolvente que te cativa na primeira frase. Sabe aquele livro adolescente delicinha que você devora em um dia? Então, Para Todos Os Garotos que Já Amei é exatamente assim. A forma que a autora narra a trama e a forma que ela criou os personagens, tão reais, tão adolescentes que te faz relembrar daqueles momentos mágicos que a gente vivia todos os dias no ensino médio.  Um fofura de livro! O livro é clichê? Simmm! Mas maravilhoso. Sou suspeita pra falar, já que amo romances, mas tenho que destacar que Jenny Han tem um talento nato para escrever romances adolescentes, acredite em mim, ela é maravilhosa! Me identifiquei bastante com a Lara Jean, ela é um amorzinho! Me senti tão envolvida, que estava quase me sentindo a personagem, rs. Todas as incertezas, inseguranças, medos, paixões, ter que lidar com o desconhecido e pessoas que não gostam de você e que um dia você amou, simplesmente uma delicia viver essas sensações.


Esse é o momento em que me dou conta de que não o amo, que já tem um tempo que não o amo. Talvez nunca tenha amado. Porque ele está bem ali, à disposição. Eu poderia beijá-lo de novo, poderia tomá-lo para mim. Mas não quero. Quero outra pessoa. É estranho ter passado tanto tempo desejando uma coisa, uma pessoa, e de repente isso parar. 


 O romance entre os personagens de certa forma me surpreendeu. São cinco garotos, mas dois em especial.  Eu comecei gostando de um e terminei completamente apaixonada por outro. Amei os personagens, tanto Lara Jean, quantos os personagens secundários, todos juntos, deixaram a história melhor ainda.   E, não posso deixar de citar que, além de ser super estilosa (amei os looks dela), Lara Jean é oriental – como a autora –  e cozinha! O fato de a autora trazer essa cultura maravilhosa para o livro, só deu um toque a mais para história.  


Ela dá um passo na minha direção e eu dou um passo na direção dela e nos abraçamos, chorando, e o alívio que eu sinto é imensurável. Somos irmãs, e não há nada que ela ou eu possamos dizer oufazer que vá mudar isso.

O final é daqueles que deixa algo no ar, deixando aquela pitada de curiosidade... Não é atoa, já que tem continuação, “P.S Ainda Amo Você”, que já li e logo mais trago a resenha aqui no blog! (:
Para quem gosta de romances adolescentes, com certeza vai amar “Para Todos Os Garotos que Já Amei”, tem muito amor, família, cartas e suspiros. É aquele tipo de livro ótimo para ler quando vai viajar ou passar uma tarde de chuva lendo... Ele acaba sendo uma  leitura que te contagia e te faz sorrir.





P.S: Tem novidades aqui no blog, fiquem ligados! Conto tudo no próximo post! *-*
Beijos,
Ana Gomes xx

2 comentários

  1. ah, esse livro é maravilhoso! terminei ele faz algumas horas e ainda estou maravilhada *----* amei a resenha e ameeei o seu blog parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é mesmo, uma fofura de livro!<33
      Obrigada Alice, fico feliz que teha gostado... volte sempre ^-^
      Beijinhoss ;*

      Excluir