Resenha:"Os Instrumentos Mortais: Cidade de Vidro", Cassandra Clare


Cidade de Vidro

Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Título Original: City of Glass
Gênero: Aventura / Fantasia
Páginas: 474
Ano: 2011
Sinopse: Clary está à procura de uma poção para salvar a vida de sua mãe. Para isso, ela deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras, criando um portal sozinha. Só mais uma prova de que seus poderes estão mais sofisticados a cada dia. Para Clary, o perigo que isso representa é tão ou menos assustador quanto o fato de que Jace não a quer por perto. Mas nem o fora de Jace nem estar quebrando as regras irão afastá-la de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la a curar a mãe. 



Com a batalha entre o louco do Valentim e os caçadores das sombras com a ajuda de alguns lobisomens - no final do livro Cidade das Cinzas -, vemos agora uma Clave desesperada para derrotar Valentim, pois todos aguardam a chegada dele em Alicante, já que o terceiro e último Instrumento Mortal está em Idris. Então todos os Caçadores das Sombras foram convocados a comparecer em Idris, onde acontecerá uma reunião entres eles para decidir um meio de acabar com os planos obscuros de Valentim.
Só que nessa viagem a Alicante, Jace quer proteger Clary e acaba indo escondido com o restante dos Caçadores sem ela. Porém, Clary descobre uma pista de como trazer sua mãe de volta, através de um feiticeiro, que coincidentemente, está em Idris. Com seu talento de criar símbolos - coisa que ela ainda não entende - ela cria um portal e acaba indo para Idris com Luke - que pula no portal com ela.


- Você destruiria sua própria espécie deliberadamente, Valentim?
- Ás vezes, plantas doentes precisam ser cortadas para preservar o jardim - disse Valentim. - E se todas estão doentes...

Com todos na Cidade de Vidro, vários acontecimentos inesperados acontecem, além de abordar o caso de Valentim, personagens queridos são capturados pela Clave, onde ocorre interrogatórios sangrentos e maldosos. Onde a maior questão é: em quem se pode confiar? Uma simples viagem a cidade natal dos Caçadores das Sombras, acaba se tornando um pesadelo sangrento cheio de traições, torturas, sangue, revelações e surpresas.

- E a pior parte de tudo - acrescentou - é me lembrar de Valentim discursando sobre a Clave, sobre como é corrupta, como precisa ser limpa. E, pelo Anjo, se não concordo com ele... [...]
- Ele pode ter razão quanto às coisas precisarem ser consertadas - disse ela afinal. - Mas não tem razão quanto à maneira como isso deve acontecer. Você entende isso, não entendi?
Muitos segredos são desvendados nesse livro, principalmente sobre Jace e Clary. O passado cheio de segredos obscuros que o pai e até a mãe esconderam, pode afetar muitas coisas no presente e no futuro de ambos. E os dramas e sentimentos entre os dois, faz tudo parecer um furacão. O amor entre os irmãos só aumenta, uma combustão de sentimentos impossíveis, que ao invés de afastá-los, só os une cada vez mais.


[...] Sabe, existem alguns danos que você pode sofrer quando é Caçador das Sombras, ferimentos internos por sangue de demônio. Você nem sabe o que há de errado, mas esta sangrando até a morte lentamente. É assim que isso é, simplesmente o fato de ser seu irmão.



 Com todo drama que acontece em Idris, somos apresentados a personagens novos, que não tem como não ser cativado por eles. Conhecemos Amatis, irmã do Luke; Maia, uma licantrope; Jocelyn, mãe de Clary, já que ela passou boa parte dos livros anteriores "em coma", conhecemos mais dela e Sebastian Verlac, um lindo e misterioso amigo da família Lightwood. Além deles, temos os antigos também, como Simon, Isabelle, Alec e Magnus, que permanecem firmes e fortes nos fazendo ficar cada vez mais apaixonados por eles e deixam o livro bem mais divertido e envolvente com seus dramas também.
Não sei nem mais o que falar sobre Cassandra Clare. Que mente, que criatividade. Quando penso que ela já se superou, ela vem e se supera mais ainda. Durante a leitura eu só consegui ficar boquiaberta, maravilhada e chocada com cada final de capítulo. O enredo consegue ficar melhor a cada virada de página. As dificuldades, os temores, as desconfianças, as traições, as surpresas, as perdas... Todos esses sentimentos explodiu dentro de mim. Não tem como não se sentir fazendo parte da história. Cassandra fez eu me sentir dentro do livro. 



– Não da pra fingir, disse Jace, objetivo. – Eu amo você, e vou amar até morrer, e se houver vida depois disso, vou amar também.

Amar é destruir. A frase que se lê muito no decorrer da narrativa, usado por um vilão louco com uma busca compulsiva por Caçadores das Sombras "perfeitos", acaba sendo o lema de tudo. O amor de Valentim por sua raça, acaba levando a destruição. Com um final surpreendente, com aliados mais surpreendentes ainda, o desfecho de Cidade de Vidro é sensacional. Até agora, foi meu livro favorito da série. Cheio de adrenalina, traições, parcerias e alianças inesperadas, magias, choros e alegrias, e enfim, muitas revelações, que mudam o futuro de vários personagens. Não tem como não amar essa série, Cassandra Clare lhe oferece um banquete que não te sacia nunca. Você sempre quer mais.



 


Nenhum comentário

Postar um comentário