Resenha: "Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Anjos Caídos", Cassandra Clare


Cidade dos Anjos Caídos

Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Título Original: City of Fallen Angels
Gênero: Aventura / Fantasia / Jovem adulto / Literatura Estrangeira
Páginas: 362
Ano: 2012
Sinopse: A guerra acabou e Caçadores de Sombras e integrantes do submundo parecem estar em paz. Clary está de volta a Nova York, treinando para usar seus poderes. Tudo parece bem, mas alguém está assassinando Caçadores e reacendendo as tensões entre os dois grupos, o que pode gerar uma segunda guerra sangrenta. Quando Jace começa a se afastar sem nenhuma explicação, Clary começa a desvendar um mistério que se tornará seu pior pesadelo. 



Com um final digno do livro anterior, Cidade de Vidro, vemos nessa sequência um ritmo bem diferente dos livros anteriores.
Após a grande batalha mortal em Idris, nossos queridos personagens volta à Nova York, vivendo suas antigas rotinas. Clary  começa seu treinamento de caçadora das sombras e nunca se sentiu tão feliz e completa, já que Jace e ela, agora como um verdadeiro casal de namorados, livres de qualquer impedimento de ficarem juntos, vivem o mais puro e profundo amor que já sentiram, "um amor que move o sol e todas as estrelas". Porém, algo estranho anda acontecendo, o que faz Jace se afastar da namorada.
Jocelyn e Luke organizam o casamento, Alec e Magnus Bane estão viajando como uma lua de mel e Simon ao invés de estar vivendo sua vida normal, se encontra perdido e beeem enrolado. Depois de ser marcado por Clary com a marca de Caim, sua vida ficou bem agitada. A dificuldade de se adaptar com a vida de um vampiro é grande, além do problema da imortalidade. Sua convivência com a mãe não está nada boa, o que lhe deixa mais abalado ainda. E, pra piorar mais ainda as coisas, ele começa a ser atacado por seres estranhos e assustadoramente, acaba vendo a marca de Caim agindo, resultando na morte de todos que ousam atacá-lo.




Simon caiu de joelhos. A faca com que tentaram matá-lo estava jogada no chão, um pouco afastada, ao alcance de seu braço. Era tudo que restava do agressor, exceto pela pilha de cristais brilhantes que já começavam a voar ao vento frio. Era sal [...] E Deus disse a ele, Portanto, quem quer que mate Caim, sofrerá uma vingança sete vezes pior. Então sete vezes era assim. Mal conseguiu chegar até a sarjeta antes de se curvar e vomitar sangue na rua.

A marca é um de vários problemas, sua vida amorosa está bem agitada e concorrida, sem perceber, Simon acabou se enrolando com duas garotas de personalidades opostas, totalmente fortes e guerreiras: Izzy e Maia. Saindo com as duas ao mesmo tempo, Simon não sabe ao certo com qual quer ficar, porém tem até o dia do casamento de Jocelyn e Luke para decidir, pois ambas pensam que irão acompanhadas por ele. Em meio a esses problemas todos, ele recebe propostas que poderão colocá-lo em pé de guerra com os vampiros. Perdido em meio aos problemas, ele se depara com a ajuda inimaginável de Jace, que com os dramas que vive com Clary no momento, o faz ficar mais próximo do melhor amigo da namorada. Além de um personagem novo, Kyle, que misteriosamente será de grande ajuda.
- Você o ama tanto - falou Jocelyn, levemente. - Isso me assusta. Sempre quis mantê-la protegida.
- E veja no que deu - começou Clary, então suavizou a voz. Não era hora de culpar a mãe, ou brigar com ela; não agora. 

Por outro lado, Clary sem entender o distanciamento do namorado, acaba se deixando levar pelas palavras da rainha das fadas Seelie, que diz saber o motivo de Jace não querê-la por perto. Porém, fica se questionando se o que ela diz é verdade, mesmo sabendo que a rainha não pode mentir, mas a rainha é traiçoeira e os seus planos também.
Há também uma preocupação entre os Caçadores das Sombras, várias mortes de caçadores em vários pontos na região. O que é estranho, é que essas mortes são de antigos participantes do Ciclo. O que gera algumas divergências, já que agora, o conselho da Clave contém membros do Submundo, o que deixa os Caçadores suspeitando deles.
Vemos nessa sequência que Clary e Jace são meio que deixados de lado - não totalmente, claro - e nos aproximamos mais do Vampiro Diurno, Simon. Esse livro ele acaba sendo o personagem central, seus dramas, a marca, a ira dos vampiros contra ele, já que ele não se aceita como vampiro, pois vive - como os próprios vampiros dizem - como o vampiro de estimação dos caçadores de sombras.  Com isso, ele chama a atenção de antigos, novos e impensáveis vilões, que irá colocar, não só ele, mas todos os personagens envolvidos em um grande acontecimentos que poderá mudar a vida de todos os personagens centrais.
O fio prateado longo e afiado o atingio no rosto e no peito - houve um instante de dor assustadora -, e em seguida o ar pareceu se romper em volta dele como confete brilhante e Simon escutou Clary gritar, um som claro de choque e espanto que rasgou a escuridão. 

Nesse livro, conhecemos ainda mais os personagens, vemos seus crescimentos, suas perdas, seus medos e problemas pessoais, que os fazem amadurecer. Izzi se mostra uma garota que tem medo do amor; vemos um Alec mais leve, mas alguns acontecimentos o deixa em dúvida e até mesmo inseguro com seu relacionamento com Magnus; Bane, que por ser um feiticeiro muito antigo, descobrindo alguns mistérios do seu passado. E tem a Maia, a personagem que chegou aos poucos com seu jeito bem moleca, forte e descontraída, que chegou para ficar e nos cativar. Tem o Kyle também, como disse anteriormente, um personagem cheio de mistérios - que quando revelados são esclarecedores -, que me cativou de primeira e que tenho certeza que vocês vão amar.

[...] Eu te amo, Jace Wayland, Herondale, Lightwood, como queira se chamar. Não me importo. Eu te amo e sempre vou amar, e fingir que poderia ser diferente é perda de tempo.

Cassandra Clare nos leva nesse livro numa narrativa cheia de surpresas, ela nos mostra através do ponto de vista de cada personagem, acontecimentos chocantes, nos deixando cada vez mais ansiosos e com o coração saindo pela boca com cada surpresa e mistério, que enfim, é revelado. Com vários seres estranhos virando sal, muito sangue, demônios, lutas, batalhas pesadas  e o aparecimento de um vilão que deixa todos chocados, Cidade dos Anjos Caídos, sem dúvida é um livro cheio de reviravoltas boas... e ruins.O que o torna ainda mais perfeito. Li freneticamente, sem parar e quando parava só pensava e voltar a lê-lo. É absurda a experiência de ler esse livro, você se apaixona por Clary e Jace, Simon, Izzi, Maia, Alec, Magnus, vive seus dramas, seus problemas, se sente fazendo parte dessa família, lutando suas batalhas, acreditando em seus ideais, chorando com eles e se alegrando com eles, é inevitável. 


[...] - Sabe a frase de Dante que citei no parque? "L'amor che move il sole e l'altre stelle"?
Os lábios de Clary se curvaram um pouco nas laterais ao olhar para ele.
- Continuo não falando italiano.
- É uma frase do último verso de Paradiso, o Paraíso de Dante. "Minha vontade e meu desejo se transformam pelo amor, o amor que move o sol e todas as outras estrelas". Dante estava tentando explicar a fé, eu acho, como um amor avassalador, e talvez seja blasfêmia, mas é assim que penso em relação ao jeito que te amo.

Com um desfecho absurdamente perturbador, terminei Cidade dos Anjos Caídos totalmente chocada e intrigada com os acontecimentos finais. É aquele final que te deixa desesperada para saber o que irá acontecer depois. Te faz querer pegar o próximo livro e devorá-lo. Cassandra Clare não brinca em trabalho, ela sabe o que faz e faz  absurdamente, completamente, incrivelmente, fantasticamente, bem.  



Nenhum comentário

Postar um comentário