Resenha: "Como Eu era Antes de Você", Jojo Moyes


Como Eu Era Antes de Você

Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca 
Título Original: Me Before You
Gênero: Literatura Estrangeira / Romance
Páginas: 320
Ano: 2013
Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.
Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.


Louisa Clarke tem 26 anos, mora com os pais e acabou de ser mandada embora do seu serviço. Com poucas qualificações - só servia chá e via os dramas diários de seus clientes -, ela só quer voltar a trabalhar, já que a família está  em uma situação financeira difícil. Então, ela se candidatou a uma vaga de cuidadora de um deficiente físico. O salário é tão alto - ela nunca recebeu tanto na vida por mês - que ela acaba indo fazer a entrevista. Ela acaba dando alguns gafes, mas surpreendentemente, acaba passando.
O homem de quem irá cuidar é Will Traynor, ele tem 35 anos e há dois anos atrás sofreu um acidente que acabou deixando ele tetraplégico, o que, para um homem que viveu sua vida intensamente - fazendo todas as coisas radicais que um humano pode fazer -, o faz odiar a própria vida a cada dia.
Will tem um temperamento forte, totalmente difícil. De início, rejeita todas as tentativas de Lou de se aproximar, porém, aos poucos, ela consegue entender o seu jeito e como deve tratá-lo para conseguir se aproximar dele.

Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível.

 Com algumas semana de trabalho, Louisa escutou sem querer a mãe de Will, sra. Traynor, e descobriu o motivo de seu contrato ser apenas seis meses e fica chocada. Se vê a ponto de desistir, mas de certa forma, já havia se encantado com o jeito sarcástico e mal-humorado do sr. Traynor e não queria perder isso que eles estavam vivendo. Então, Lou tenta de todas as formas possíveis - pesquisando em internet, chats e com pessoas que vivem o drama de Will -, tenta mostrar a ele que mesmo não sendo a vida que ele havia planejado ele conseguiria ser feliz, bastava se adaptar.

Alguns erros... apenas têm consequências maiores que outras. Mas você não precisa deixar  que aquela noite seja aquilo que define quem você é.

Aos poucos, Will e Lou acabam se acostumando com a presença um do outro, vivendo dia após dia descobrindo manias e interesses em comum. Ambos aprendendo um com o outro, passando tardes e mais tardes assistindo filmes, lendo livros e até mesmo no silêncio... a viverem em harmonia, um curtindo a presença do outro. Will também começa a incentivar Lou a estudar , já que era tão nova e tinha potencial . Porém, o foco dela era ele. Ele acaba se tornando sua obsessão. Lou começou bolar passeios, onde ela poderia mostrar pra ele que a vida continuava, que ele poderia ser feliz sim e, a partir daí, eles vivem momentos maravilhosos e incríveis, com algumas dificuldades, é claro, mas que Will nunca pensou que em sua situação poderia viver.

Queria apertar cada parte minha nele, deixar alguma coisa minha nele, dar a ele cada pedaço da minha vida e obrigá-lo a viver.

A sensação que tive ao ler esse livro foi inexplicável. Não sei nem se consigo colocar em palavras. Só lendo para entender. Não sou chegada a livros desse tipo, mas às vezes me arrisco. Já tinha ouvido falar do livro há algum tempo, mas torci o nariz - justamente por já saber o final. A vontade só veio mesmo quando vi o trailer da adaptação e pensei: "Eu preciso ler!". E foi o que fiz. Me encantei logo nas primeiras páginas. A Lou é uma personagem que te cativa logo de cara com seu jeito engraçado, suas roupas malucas - e a sua falta de noção disso haha - e o seu modo simples de ver a vida. E, seu contraste com o Will, que é totalmente ao contrário dela, mal-humorado, sarcástico de uma forma apaixonante, faz com que ambos se completem, dá pra entender?!
Com certeza esse foi um dos romances mais bonitos que já li. Mesmo com o toque triste que a narração carrega, o que foi vivido entre os personagens principais, cada momento, cada olhar e gestos delicados; cada esforço por um sorriso ou até mesmo por uma lágrima que se desmancha por um momento feliz; simplesmente valeu a pena. Às vezes, um final feliz não te toca tanto, quanto um final agridoce.

Você está marcada no meu coração, Clark. Desde o dia em que chegou, com suas roupas ridículas, suas piadas ruins e sua total incapacidade de disfarçar o que sente.


Eu costumo dizer que existem pessoas que tem o dom das palavras e, Jojo Moyes com absoluta certeza, tem esse dom. Ela tem uma capacidade absurda de te envolver, emocionar e te fazer pensar. Em muitos momentos me coloquei no lugar de Lou e Will e consegui compreender ambos. Ao mesmo tempo que senti raiva, eu também entendi e passei por várias etapas dentro de mim: amor, choque, raiva, ressentimento, uma angustia excruciante, desespero, dor, vontade absurda de chorar - até soluçar, por sinal - compreensão, calmaria e enfim, paz. Uma verdadeira montanha-russa de sentimentos.

Poucas coisas ainda me fazem feliz e você é uma delas.
Esse livro é o tipo de livro que marca sua vida de vários jeitos e não consigo entender as pessoas que não gostaram. Simplesmente é um livro que te faz pensar sobre a vida, sobre relacionamento, dificuldades, decisões difíceis e acima de tudo, respeito ao próximo.
Foi o primeiro livro que li da autora, porém, com certeza irei ler todos.
Se você ainda não leu, não perca mais o seu tempo! Viva essa experiência, você não irá se arrepender!

 

2 comentários

  1. Eu amei esse livro! Ele é bem triste, mas é aquele triste que vale a pena ler rsrs amei a resenha, me senti da mesma forma!!! Como esse livro me fez chorar :,( Will Traynor sempre estará em nossos corações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Jenifer! Vale a pena chorar com o maravilhoso Will <3 Haha
      Obg pela visita e volte sempre ;*

      Excluir