Resenha: "Os Instrumentos Mortais: Cidade das Cinzas", Cassandra Clare


Cidade das Cinzas

Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Título Original: City of Glass
Gênero: Literatura Estrangeira / Aventura / Fantasia / Jovem adulto
Páginas: 406
Ano: 2011
Sinopse: No mundo dos Caçadores de Sombras, ninguém está seguro. E agora que Clary descobriu fazer parte do perigoso Submundo, sua vida nunca mais será a mesma. Jace, seu recém-descoberto irmão, está cada vez mais impossível, e não parece medir esforços para enfurecer a todos. E sua atitude de bad boy não ajuda em nada quando, após o roubo do segundo dos Instrumentos Mortais, a Inquisidora aparece no Instituto para interrogá-lo... Agora Jace é suspeito de ajudar o pai, o perverso Valentim, num plano que vai colocar em risco não só Idris ou o Submundo, mas toda a cidade de Nova York. E Clary não pode deixar de se perguntar: será que as ironias de Jace são só uma forma de chamar atenção, ou também pode haver uma traição por trás de tanto mistério? 

Após Clary descobrir que seu mundo era uma tremenda mentira e, que tudo que ela nunca imaginou ser possível existir, existe, sua vida não podia estar mais complicada. Depois de ter a sua mãe sequestrada, descobrir que é caçadora de sombras, que vampiros, lobisomens, feiticeiros e fadas exitem, que Luke - o cara que ela considera seu pai - é um lobisomem, que Valentim seu verdadeiro pai é um louco psicopata que quer acabar com todos os seres do Submundo e que está completamente apaixonada por seu irmão, ela acaba buscando algo normal, algo que a faça esquecer dos seus problemas, dos seus medos e desejos e acaba se relacionado com seu melhor amigo, Simon. Algo seguro, tranquilo. Porém, essa calmaria que ela tanto almeja, está longe de acontecer.

Não era possível mudar o próprio DNA, não importava quanto isso pudesse deixá-la feliz.

Por outro lado, Jace se sente perdido, depois de descobrir que não é filho de Michael Wayland, e sim, filho de Valentim Morgenstern. Jace percebe que foi criado por um monstro e consequentemente se sente parecido com o pai. Além desse sentimento, ele ainda vive o drama de estar apaixonada pela própria irmã, privado de poder estar com ela como ele realmente queria estar. Ainda por cima, ter que vê-la namorando Simon, não ajuda em nada e isso o deixa mais irritado ainda. Para piorar total a situação de Jace, a Clave após descobrir que ele é filho de Valentim, fica de olho em seus passos e manda uma Inquisidora, o que acaba sendo um inferno para vida de Jace, pois até mesmo sua mãe de criação não acredita que ele não sabia da sua real identidade.



-Amar é destruir – disse ela, entorpecida. – Eu me lembro.
– Pensei que essa parte do meu coração estivesse quebrada. [...] – Para sempre. Mas você…
- Jace. Não. [...] – É inútil.
Já Simon, após a descoberta de que Clary e Jace são irmãos, a esperança aparece e acaba fazendo de tudo, encarando qualquer coisa, qualquer situação, para estar ao lado de sua amiga e amada Clary. Mesmo sendo um simples mundano, ele não a deixa em nenhum momento, mesmo colocando sua vida em risco, vivendo e enfrentando seus medos no Submundo, ele faz de tudo para conquistar o coração de Clary, mesmo sabendo que o amor que ela lhe dá não é o suficiente.


- Sabe qual é a pior coisa que eu consigo imaginar?Ela piscou.
- Não.
- Não confiar em alguém que eu amo. [...]
- Você está falando...
- Estou - disse ele, sabendo o que ela estava preste a perguntar. - Estou falando de você.
- Mas você pode confiar em mim.
- Eu achava que podia, mas tenho a sensação de que você prefere sofrer por alguém com quem nunca vai poder ficar do que tentar ficar com alguém que pode.

Valentim está com o Cálice Mortal e não para por aí, agora ele está seguindo seu plano para conseguir realizar seu maior desejo: acabar com todos os submundanos. E uma guerra que os Caçadores das Sombras nem imagina está por vir.

Consequentemente, coisas estranhas estão acontecendo no Submundo: jovens de cada Submundo estão morrendo de forma misteriosa e o segundo Instrumento Mortal - a Espada da Alma - foi roubado, deixando Jace como o maior suspeito.
Clary olhou para ele. Fui dar uma caminhada, fora o que ele dissera. Mas isso não queria dizer nada. Talvez ele realmente tivesse ido dar uma caminhada. Contudo, no coração, no estômago, ela se sentia enjoada. Sabe qual é a pior coisa que posso imaginar? Simon dissera. Não confiar em alguém que amo.

Cassandra Clare traz uma narrativa que te prende nas páginas do começo ao fim. A cada final de capítulo você se surpreende com um ocorrido, com as mortes, as traições, a fantasia do Submundo, os perigos ao redor dos demônios e muita ação. Mistérios são revelados, acontecimentos que mudam de fato o rumo de vários personagens. Lutas, transformações e uma guerra que te faz ler freneticamente. Além de toda ação, você acaba conhecendo e se envolvendo mais ainda com os personagens coadjuvantes. Como Luke, que conta como foi transformado em lobisomem e mostrando como é integro e bondoso; Alec, que luta contra seus sentimentos e acaba aos poucos conseguindo se libertar, mesmo que para isso tenha que sofrer algumas consequências; Isabelle, a caçadora linda e fatal e seus envolvimentos doidos com Submundanos, acaba se revelando uma garota que por incrível que pareça tem sentimentos e Bane, que acaba sendo de grande ajuda e mostrando ser um grande amigo.

Eu me lembro de quando você falava que crescer acontece quando você olha para trás e percebe que há coisas que gostaria de poder mudar. Acho que isso significa que eu cresci. É que eu... eu... [...] Clary sufocou as lágrimas exatamente quando alguém atrás dela limpou a garganta. 
Nesse livro, conhecemos mais sobre os Caçadores das Sombras e sobre o fantástico e envolvente mundo dos Submundanos. E sobre tudo, uma deliciosa leitura frenética, cheia de muita ação, perigos, demônios, lutas, batalhas, um vilão de se apaixonar, submundanos cativantes e um final intrigante, que te deixa com vontade de quero mais!




Nenhum comentário

Postar um comentário