#MomentoSérie: O Final de Dawson's Creek



Como falar de uma série que acabou com meu psicológico? Dawson’s Creek foi uma surpresa na minha vida.
Tenho que agradecer a MTV por ter me apresentado a melhor série do fim dos anos 90. Apesar que não tive paciência de acompanhar com a MTV- e ainda bem, porque eles pararam de passar na 6º temporada –, assisti lá apenas a 1º e 2º temporada, depois devorei as outras 4 baixando e assistindo compulsivamente.

Acompanhei toda a trajetória de Dawson, Joey, Pacey (meu personagem preferido), Jane (minha outra personagem preferida), Andy (que saiu na 4º temporada, infelizmente, pois gostava muuuito dela) e Jack. Fiquei tão apegada a eles, que quando acabou me deu um desespero por não poder mais vê-los. Foi esquisito.
Terminei os episódios 23-24 da 6º temporada no dia 04 de Março – e só criei coragem de escrever agora, um mês depois –, sai do meu quarto com os olhos inchados de tanto chorar.
Não sei se tem gente que estava assistindo a série na MTV ou está assistindo ainda, ou nunca assistiu, então, só pra avisar, daqui em diante conterá vários spoilers dos episódios.

Os dois últimos episódios frisou bastante com quem a Joey ia ficar no final: Dawson, sua alma gêmea ou Pacey, o amigo que se tornou conforme o tempo um amor.
Juro que a Joey era uma personagem que acabava com a minha sanidade! Eu até gostava dela de início, mas ai ficava louca com ela e depois sentia pena, depois ela me cativava de novo pra logo em seguida, me irritar novamente. Em relação à homens, Joey me irritava grandemente, ela chegava ser pior que a Jane – já que era ela que tinha fama de dormir com vários carinhas – se eu fosse mencionar todos os carinhas que a Joey saiu e dormiu aqui, formaria um livro online. Sério, isso me irritava. Ela enrolava o Dawson e o Pacey e nos últimos episódios foi o que ela fez.
O final dela foi o melhor de todos. (O dono da série com certeza tinha um amor surreal por essa personagem.)
Joey acaba se formando, morando em Nova York e se torna revisadora de livro em uma grande editora.
 Eu já sabia com quem ela iria ficar a partir do episódio 15, quando o Pacey e a Joey ficam presos no supermercado. Pacey mexia muito com ela. E foi o que aconteceu, eles acabam ficando juntos. (Apesar que eu queria que o Pacey ficasse com a Andy, mas me conformei.)
Pacey, seu final foi bem a cara dele. Ele acaba voltando pra Capeside e abre um restaurante super maneiro.
O que me deixou na dúvida, foi: eles ficaram juntos – Joey e Pacey –, e na última cena, quando mostra com quem a Joey fica, eles estão no sofá da casa da Joey em Nova York, então não mostra se o Pacey largou tudo em Capeside ou, sei lá, ele foi ficar com ela num fim de semana. Ficou a desejar esses detalhes, já que era o Grande Final.


Dawson ficou tão envolvido com a sua carreira no cinema, que acabou deixando Capeside meio de lado nos últimos dez anos. (No último episódio se passa dez anos e ele e a Joey voltam para Capeside para o casamento da Gail, mãe do Dawson.)
Na volta para cidade, Dawson fica mexido com a Joey, mas pelos acontecimentos a gente nota que a relação dos dois era uma coisa meio que impossível, sempre quando eles tentavam ficar juntos acontecia coisas e mais coisas impedindo de os dois ficarem juntos. Pra falar a verdade, eles ficavam melhores como amigos – e olha que eu torci muito para eles ficarem juntos nas primeiras temporadas.
O fim de Dawson me deixou perplexa, pois ficou no ar. Não dá pra saber ao certo o que aconteceu com ele. Simplesmente ele fica sozinho, com uma carreira ótima – pois ele conseguiu dirigir a sua própria série, que conta a história dele e de todos os seus amigos e sua relação complexa com a Joey –, e conseguiu ter o tão sonhado encontro com Spielberg, o que também fiquei indignada, porque não mostra o tão sonhado encontro.
A série ficou tão focada na Joey, que acho que esqueceram que a série se chamava Dawson’s Creek, não Joey’s Creek.


E para os que desejavam TANTO que Dawson e Joey ficassem juntos, o autor deu um gostinho para esses fãs do casal: colocando uma "cena extra" no episódio com o casamento deles dois. A cena não passa de um sonho que o Dawson tem, mas dá um gostinho e mostra como seria o tão desejado momento.


O fim do Jack, foi o que mais me surpreendeu e foi muito engraçado quando descobri! rs
Jack vira professor de história (se não me engano) em Capeside, e o mais surpreendente de tudo, namorando com o Doug irmão do Pacey – que sempre dizia que o Doug era um gay enrustido. É, o Pacey sempre esteve certo! hahaha


Já o fim que acabou comigo – e que achei tremendamente DESNECESSÁRIO – foi o tão final esperado de Jane. Como disse, ela era a minha preferida. Odiava quando a Jane não aparecia nos episódios, por mim, poderia ser ao contrário: Mais Jane, menos Joey! rs Mas, voltando...
Não mostra muito sobre ela, só que ela vivia em Nova York e teve uma filhinha, mas também não diz de quem é, só que ele abandonou ela.
No último episódio, Jane volta pra Capeside para o casamento de Gail e se encontra com a turma. Ela acaba mostrando que ficou meio que “amargurada” por ter sido abandonada pelo pai de sua filha. Juro que odiei, o fim dela. Ela não merecia um final assim.
 Depois de todas as desilusões que ela teve, nas duas últimas temporadas ficava desejando que ela ficasse com o Dawson, mas infelizmente isso não aconteceu.
Jane acaba morrendo. Sim, ela morre. Não lembro o nome da doença, mas era algo relacionado com o coração.
A cena dela com o Jack e a Vó no hospital e quando ela grava um vídeo para a filhinha dela recém nascida – para que mostrassem pra ela quando crescesse -  foi o auge das minhas lágrimas. Céus, foi terrível, eu soluçava! E pra ajudar ainda mais, a música que tocou na cena foi “In Arms of the Angel”, da Sarah McLaughlin. Essa música sempre me faz lembrar de momentos triste, mas mesmo assim, sou apaixonada por ela e por isso, a cena ACABOU COMIGO!

 

Não posso terminar sem dizer da pequena participação do meu lindo e perfeito Jensen Ackles (Dean Winchester, Supernatural)! Sim, Jensen participa da última temporada de Dawson's Creek interpretando C.J e é o namoradinho da Jen - que dá a entender, que era o pai que abandonou ela e a criança. Juro que todas as vezes que ele aparecia, me matava de rir hahaha Tão novinho *-*



Enfim, pra não se estender muito, uma palavra que define o final de Dawson’s Creek pra mim é: Agridoce. Apesar desse final – que teve seus altos e baixos –, a série me marcou do começo ao fim. Vai ser uma série que sempre vai ter um espaço enorme na minha memória e no meu coração.
Ela acabou e me deixou com uma ressaca do caramba... Eu queria mais! Haha
Estou morrendo de saudades...



Ai, ai... me despido com um tantinho de nostalgia...




Beijos ;*

40 comentários

  1. Nunca vi alguém se dar tão mal na vida como Dawson. Ele levou chifre da joy e jen. Levou um fora das duas... perdeu a mulher que amava pro melhor amigo.E foi a maior prova viva de falta de amor próprio que já vi. E a série é meio que autobiográfica. Então o cara de ferrou na vida real e ainda quis compartilhar com o planeta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele era muito mongol tbm, nao gostava do jeito dele nao! Se nao me engano em um episodio, a Joey fica soh de calcinha e sutiã pra ele e ele diz q nao, porra, a mina q tu sempre gostou ta ali te querendo e tu fala nao?kkkkk mas queria q no final a Joey ficasse com ele!

      Excluir
  2. Eu gostei muito da série e e todos os atores e atrises, nada a falar do Dowoson ele so foi um sonhador que nao acreditava em sua propria capacudade por isso nao ficou com a Joey!! Mas gistei do papel dele!!

    ResponderExcluir
  3. Gostava muito, foi a série da minha adolescência. Não gostei muito do final e até hoje não me conformei com a morte da Jen.

    ResponderExcluir
  4. Gostava muito, foi a série da minha adolescência. Não gostei muito do final e até hoje não me conformei com a morte da Jen.

    ResponderExcluir
  5. Ai que demais, estou vendo novamente no NOW...Acredita 😍😍😍😍😍

    ResponderExcluir
  6. Como faço pra baixar todos os capitulos?
    Amo essa série, mas não assisti toda porque ela passava no horário que eu estudava.
    Mas mesmo assim,tenho muito por amor por essa história que marcou tanto

    ResponderExcluir
  7. Como faço pra baixar todos os capitulos?
    Amo essa série, mas não assisti toda porque ela passava no horário que eu estudava.
    Mas mesmo assim,tenho muito por amor por essa história que marcou tanto

    ResponderExcluir
  8. eu achei a escolha dela uma porcaria, sei lá era melhor ele ter ficado com o Dawson e não com o Pacey acho que é bacana e tal mas o plot que foi criado em cima dos 2 protagonistas de a tipo ainda mais com aquela cena final dos 2 conversando e aparece um vislumbre deles crianças deveria ter terminado ali ainda mas passando a massagem de que talvez a pessoa que vc mais ame na vida esteve presente na sua vida toda e vc nunca reparou seria um final muito mais satisfatória do que foi.

    ResponderExcluir
  9. Eu amei o final! Joey escolheu o melhor personagem msm! Dawson era um tapado! Pacey foi "o cara" da série... ele começa como um bobão equilibrando um livro na cabeça e termina como um grande homem! Só não curti a morte da Jen! Desnecessário toda vida!

    ResponderExcluir
  10. Não gostei do final,achei que a joye fez uma má escolha pois se Dawson era seu amor desde a infância porque não terminou com ele ,e ele coitado terminou sozinho achei injusto

    ResponderExcluir
  11. Eu amei o final , o Dawson era um cara legal , mas ela terminar com o Pacey foi o mais próximo da realidade , ele era um cara real sabe , daqueles que a gente se apaixona mesmo , cheio de falhas e acertos , mas tão amável e carinhoso . Nem sempre a gente fica com aquele amor de infância . O verdadeiro amor é aquele que se constrói ao longo da vida , quando enfrentamos problemas reais e o cara mesmo não sabendo o que fazer , está lá ao seu lado .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazendo um adendo , foi bom ela ter escolhido o Pacey , mas foi uma pena o Pacey ficar com ela . Joey era insuportável, meu Deus , como era chata .
      Pacey deveria ter reencontrado a Andie , ou ter ficado com uma menina mais bacana .

      Excluir
  12. Queria joe e Dosson, mas Prefiro imaginar que dosson tmb achou alguém no futuro e foi MT feliz como ele merecia, triste pela jane, mas vale a mensagem de que a vida é curta então...amemos !!!

    ResponderExcluir
  13. Acabei de rever e estou revoltadissimaaaaaaa...pois n tinha chegado ao fim .....
    Como eu assisto uma série do final de 90, inicio de 2000,com 6 temporadas e saio cheia de lágrimas e revoltada c um final bizarro, achando q Dawson e Joey era o final ,e naum foi, e o qnto eu sofri c esses dois, pr em 6 temporadas eles terem 1 episódio de romance adolescente q eu adoro, era melhor terem feito um filme então🤦🏾‍♀🤷🏾‍♀,meu Deus alguém precisa reescrever essa série com um final aceitável e decente, e pr ontem😡😡😡😡😭😭😭😭

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acabei de assistir agora, chorei litros em vários episódios, e fiquei com a mesma sensação q vc, por mais que o Pacey fosse um personagem perfeito, super carismático eu achava q a Joey precisava acabar com Dawson para justamente dar a oportunidade de viverem o amor q não conseguiram viver durante a série toda, eles se amavam, o mundo deles deu várias voltas e no final eles sempre se encontravam. Ela viveu o amor com o Pacey, voltou pra ele e e terminou para voltar para o Edi. E no fim redescobre apaixonada pelo Pacey novamente. Parece q o final foi mudado na hora q foi ao ar. Mas de um modo geral a série é ótima e se aproxima muito da realidade e dos conflitos dessa fase de tantas transformações. Amei, ri e chorei.

      Excluir
  14. AMEEEEEEI que ela escolheu o Pacey, com toda crtz do mundo eu tbm escolheria ele, ela e o Dawson eram perfeitos como amigos, ela amava ele como amigo, um irmão na vdd, Pacey foi o amor romântico dela. Única coisa que n gostei foi a morte da Jen, gostava muito dela

    ResponderExcluir
  15. Hahahahaha... Achei que só eu assistia uma série da minha adolescência novamente. Estou viajando assistindo tudinho de novo. Ainda na segunda temporada. Quando terminar eu volto pra escrever minhas impressões da série, duas décadas depois. ☺️👏🏼🥰

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu TB achei q só eu assistia novamente essa série!!!! 🤭🤭🤭🤭

      Excluir
  16. Assistindo novamente em 2020. A série da minha vida . Joey/ Dawson para sempre. Assistindo novamente vejo que o Dawson é aquele cara que eu me espelho . O verdadeiro true love é do casal Joey/Dawson. Poderia aqui citar dezenas de vezes em que ele foi realmente chato demais. Mas as atitudes dele com relação a ela, o amor, a amizade e a vontade de vê-la feliz independente de tudo é raro . Infelizmente os fãs que torcia para um final deles juntos, incluindo eu não ficaram felizes . Mas o amor dura para sempre . Amo essa série e quero um dia poder ver uma continuação com eles juntos. Seria incrível !

    ResponderExcluir
  17. Uma coisa que me conformei foi que o final definitivamente tem haver exclusivamente com a vontade do Kevin Williamson, o casal perfeito sempre será Dawson e Joey. Porém, mudaram o final a força. Podem reparar, sempre que Joey e Dawson começavam a se acertar alguma coisa idiota os separavam: primeiro o lance de desenho da Joey em que ela acaba ficando com o Jack, depois uma rejeição (que poderia ser resolvida com uma conversa), adiante quando eles ficam pela primeira fez e Joey descobre que Dawson terminou com a Ex- (outra bobagem, visto que o amor deles é maior que isso) isso tudo é realmente incrível. Vou ficar para sempre incomodado por eles nunca terem terminados juntos como um casal, terem constituído uma família com filhos, etc... Mas, fazer o que? A vida de série's tem dessas coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo o final acabou com a serie achei sem sentido.Não gostei.

      Excluir
    2. Concordo muito com vc. Sem logica ela nao ter ficado com Dawson, eles nunca tiveram uma chance de verdade, acreditava que essa chance viria no final. Eles eram perfeitos juntos.

      Excluir
  18. Sou apaixonada por essa série mas não mim conformo! A Joey deveria ter terminado junto com o dorwson,já que em quase todas as temporadas levavam a crer que ficariam juntos !É como começar uma história e na última cena mudaram o fim!e não gostei da jen ter morrido!

    ResponderExcluir
  19. Assistindo durante essa quarentena...ótimas lembranças pessoais minhas daquela época, e curtindo demais essa série.

    ResponderExcluir
  20. eu comecei a assistir dowson's creek ontem e me apaixonei, eu ainda estou na primeira temporada e não sei de nada do q vai acontecer no meio da série, e desde o inicio eu achei q a joey ia fica com o dowson pq eles são almas gememas mass me iludi demais, ja vi que cou sofrer muito nessa série, não estou pronta kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc vai sofrer muito, viu. Terminei hj. Meu Deus.

      Excluir
  21. VAI SER SEMPRE UMA DAS MELHORES SÉRIES DA MINHA VIDA! ASSISTI ANO PASSADO PELO PRIME VIDEO INTEIRA, E AGORA TO VENDO DE NOVO PELA NETFLIX KKK MUITO LOUCA, SÓ QUE ESTOU SELECIONANDO OS EPISODIOS FAVORITOS E AS TEMPORADAS FAVORITAS QUE SÃO A TERCEIRA E A QUARTA! NÃO ASSISTIREI A QUINTA TÃO CEDO PORQUE DETESTO A AUDREY E O RELACIONAMENTO DELA COM O PACEY!
    PRA MIM JOEY ERA DO PACEY E PACEY ERA DA JOEY! PARA MIM NÃO É NEM DAWSON'S CREEK, NEM JOEY'S CREEK, MAS SIM PACEY'S CREEK, POIS PRA MIM PACEY É O MELHOR PERSONAGEM DE TODOS, SEGUIDO DO JACK!!
    O FINAL PRA MIM FICOU MUITO INCOMPLETO, QUERIA SABER MAIS O QUE ACONTECEU COM CADA UM, QUERIA TER VISTO O ENCONTRO DO DAWSON COM SPIELBERG E PRINCIPALMENTE QUERIA VER MAIS UM POUCO DE PACEY E JOEY PELO MENOS. ME DECEPCIONEI, MAS MESMO ASSIM SEMPRE AMAREI ESSA SÉRIE.

    ResponderExcluir
  22. Final decepcionante. Odiei a morte da Jen. Do nada Joey e Pacey estão juntos, de novo. Nunca mais mostrou como ficaram outros personagens importantes (Andy, Audrey, etc). Fiquei muito decepcionada com o final. Pra que matar a Jen?! Fora que não explicou nada no final (o encontro com Spilberg, se o Pacey foi morar em NY). Muita expectativa pra nada.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei clicando duas vezes e postei dois comentários kkk

      Excluir
  24. Pra mim esse é um exemplo de séries que perdem sua essência com o decorrer das temporadas. Tenho que admitir que é uma série emocionante. Me fez ficar com um sorriso no rosto em alguns momentos e em outros me fez sentir muita raiva. Principalmente da Joey que é uma garota INSUPORTÁVEL e também do Dawson, pois nunca ví alguém pra ter tanta falta de amor próprio. Aliás a amizade deles que era tão bonita no começo acaba virando algo tóxico e aquela cena do final em que eles conversam não me convence do contrário.
    Ao assistir essa série percebi que os criadores estavam perdidos em relação ao que fazer com a série. Esse é o problema de séries onde há muitos conflitos criativos. Eles criavam boas tramas e abandonavam no meio do caminho e às vezes davam atenção demasiada a tramas bobas que eu não via a hora de acabar, além de dar pouco dinamismo aos casais que se formam no decorrer das temporadas, casais esses que no geral se separam muito rápido e por motivos banais. EX:Dawson e Jen. E isso ficou cansativo pra mim. Mas o que mais me deixa decepcionado é o final. Não pelo Payce ficar com a Joey no fim - se bem que ele merecia coisa melhor, amava ele com a Andie - e sim por muitas decisões desnecessárias. Praticamente boicotou o protagonista fazendo ele parecer um perdedor - TÁ! ele realizou o seu sonho, mas fazer ele terminar sozinho foi muito vacilo e ainda com aquela ceninha ridícula dele conversando com Joey e o Pacey, MDS!. E ainda por cima deu um final péssimo para umas da personagem mais amadas da série. Sinceramente alguém pode me dar um motivo plausível pra eles terem matado a Jen!? Se era pra matar alguém por que não a vó da Jen que a essa altura já era uma personagem amada da série? O único que teve um final realmente satisfatório foi o Jack, embora acredite que sua relação com Doug poderia ter sido menos aleatória. A Joey é claro teve o melhor final da série, pois realizou o seu sonho de sair de Capeside, Tem o emprego dos seus sonhos e ficou com um dos seus dois amores enquanto o outro está na reserva, pois o que o fim dá a entender é que se ela estralar os dedos o Dawson volta correndo.
    Pra mim um final bom seria a mãe do dawson se casando, Gretchen voltando pra Capeside com uma carreira solida no ramo da moda (se eu não me engano era isso que ela estudava) e ficando com o dawson. A Jen dando a volta por cima como uma mãe solteira e por que não encontrando alguém de quem goste e que queira ajuda-la com sua filha. Do Jack eu não mudaria nada, ficou muito bom o Doug no fim aceitando sua sexualidade e mostrando que amava o jack. E por fim todos enfrentando juntos a morte da Evelyn "a avó da Jen" que se tornou uma personagem amada por todos. AH e sobre o Pacey e a Joey eu os deixaria juntos no fim pois de todos os casais foi o que mais demonstrou química, porém como já disse acho que o Pacey merecia coisa melhor pois todos que assistiram a série sabem o quanto a Joey é inconstante e volúvel. sinceramente eu creio que se a série tivesse continuado esse triangulo amoroso enjoativo estaria longe de acabar.
    Se vale a pena assistir? Bem, se você nunca viu acredito que deva pois é uma experiência que poucas séries conseguem proporcionar. Mas se você é masoquista que nem eu e deseja revê-la, é melhor aceitar que doí menos. Apenas assista e aproveite a nostalgia, pois querendo ou não essa série está recheada de bons momentos.

    Me desculpem pelo tamanho do comentário mas precisa desabafar em algum lugar e nada melhor do que na internet kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom o comentário kkk também acho a Joey chata, mas amor é isso mesmo ne? kkk e a série mostra o quão grande é o Pacey, ele cuidava dela antes mesmo de gostar dela, até qdo não gostava, ahhh era muito fofo kkkk
      a série é linda, mas como é a minha época, lembro dos meus namoros, a gente não tinha todo esse diálogo rico mas tinha que ser interessante, então valeu a pena.
      o final foi muito seco, a Joey devia ter falado mais pois ele fazia tudo por ela... e nem sei se tinha homem assim ou existe homem assim.
      aiai meus sais kkkk lovepissy kkkk
      Quem lembra do garotinho que o Pacey vira mentor, ah gente é muito fofo tb.
      chega
      fui ...

      Excluir
    2. Eu criei um blog no wordpress ontem e fiz um textinho sobre a série, quem quiser olha lá... Lá falarei sobre outras coisas também

      https://pionteke.wordpress.com/2021/03/23/paceys-creek/

      Excluir
  25. Depois de tantos anos, agora que consegui terminar de assistir a série e concordo com tudo que foi dito

    ResponderExcluir
  26. Contra tudo e contra todos rs, detestava a Jen,problemática, fútil e precoce. Quanto ao final, acho que super entendo e aceito o final inesperado revendo a série hoje em dia. Na época achava que ela deveria ficar com o Dawnson, mas cara ele é tão patético e inseguro que ficar com o Pacey foi a melhor escolha.A surpresa as vezes é a melhor saída por que não é algo esperado pelo público.

    ResponderExcluir
  27. Lembrei pq parei de assistir na adolescência... Insossa essa série! Jen autossabotadora e depressiva, Dawson desafortunado e sem amor próprio, Pacey traíra e inconsequente que consegue o que quer , Joey típica cria do machismo que se apaixona por todos os homens que interagem com ela na série.

    ResponderExcluir
  28. Eu preferia que a série estivesse acabado no episódio 22

    ResponderExcluir