Resenha: "Dezoito Luas" - Kami Garcia e Margaret Stohl


Dezoito Luas

Autora(s): Kami Garcia e Margaret Stohl
Editora: Galera Record
Páginas: 406
Ano: 2013
Sinopse: Nesse novo romance, Ridley perdeu seus poderes, Link é um Incubus e as habilidades da família de Lena não andam muito acuradas. Nuvens de gafanhotos devoram todo o verde de Gatlin. Um calor sufocante deixa a grama marrom e os humores negros. Raios riscam o céu e tempestades assustam os animais. O equilíbrio está quebrado. Aparentemente, ao se Invocar Lena pode ter sido dado o pontapé inicial no Apocalipse.







Acabei de terminar de ler o livro e estou ainda assim: WOW!
Pensei que NADA pudesse superar Dezessete Luas, mas eu estava errada. Dezoito Luas é extremamente chocante. Estou extasiada ainda com todo o conteúdo magnifico que tem nele e com seu final de matar qualquer um do coração - sério, quase tive um infarto!  As autoras conseguiram me deixar mais apaixonada ainda pela série! 

Depois de Lena se Invocar e acabar com a Ordem das Coisas, Gatlin está um caos. Um calor insuportável domina a cidade, insetos por toda parte, secas, furacõestormentos causando destruição na cidade, deixando todos - principalmente a Sra. Lincoln haha - achando que é o Apocalipse. Realmente é o fim dos tempos, mas não tem nada a ver com o apocalipse, e sim com a Ordem das Coisas que precisa voltar ao seu equilíbrio.

"Eu sempre tive esperanças de que as coisas fossem mudar na minha cidade, até elas começarem a mudar. Agora queria que Gatlin voltasse a ser a cidade chata que tinha conhecido a vida toda."

Dezoito Luas deixa um pouco de lado a Lena (obrigada-senhorrrr!) e foca mais em  Ethan, o que foi fantástico da parte das autoras, pois querendo ou não, Ethan era só o narrador e Lena a protagonista nos dois livros anteriores, mas agora, ele conseguiu ser o centro de toda a história - o que amei.
Mesmo com todo caos e destruição que está acontecendo na cidade, o que me deixou mais atormentada e totalmente curiosa, foi o fato de estar acontecendo coisas absurdamente estranhas com Ethan. Além dos sonhos misteriosos e das músicas sinalizadoras, Ethan está agindo estranho: não gosta mais das suas comidas favoritas (como seu famoso copo de leite com achocolatado), está escrevendo com a mão esquerda, sendo que ele é destro e pior, anda esquecendo das coisas.

"Estava esquecendo coisas o tempo todo agora e não sabia por quê. Mas sabia que não era bom."

E os mistérios não acabam por ai, os Conjuradores estão com seus poderes falhando (sim, é isso mesmo) e Lena e Ethan estão tendo sonhos e visões sobre o passado de Sarafine, que acabam deixando Lena confusa o que pode mudar algumas coisas. Macon não sai dos Túneis e fica noite e dia estudando juntamente com Liv (sim, a britânica mais fofa, continua firme e forte na história), para ver se descobre um jeito de acabar com o fim dos tempos. Fora alguns segredos que Ethan descobriu que Amma está escondendo dele... São tantos segredos e mistérios, que conforme eu ia virando as páginas, um segredo era revelado e outro mistério se formava, foi tudo muito doloroso – num bom sentido, claro!

 "Pela primeira vez desde que conseguia lembrar, estava com medo do que poderia acontecer a Amma. O que fazia tanto sentido quanto um gatinho tendo medo do que poderia acontecer a um tigre."

Além de estar passado por todas essas coisas, Ethan tem que achar um jeito de colocar a Ordem das Coisas de volta ao seu lugar, o que não acaba sendo muito fácil, já que Abrahan Ravenwood, Sarafine e a Gangue de Sangue, estão fazendo de tudo para impedir que eles consigam, e eles acham que a chave mestre é John Breed. O que é ótimo, pois acabamos conhecendo muito mais sobre a história dele, sobre sua infância, seus criadores e algumas revelações são tão inusitadas e arrebatadoras, que fiquei: Ah, meu Deus! E posso dizer com todas as palavras que John Breed não é tão mal assim e é um personagem que conseguiu me cativar totalmente.
Outra personagem que dá o que falar é Ridley, mesmo sendo mortal, ela consegue aprontar e nos surpreender – uma vez Sirena, sempre Sirena.
E Link, que foi transformado em um Incubus (o que achei hilário), não perdeu seu senso de humor e conseguiu – como sempre – me arrancar várias risadas. Além de seu bom senso de humor, ele faz o maior sucesso na Jackson High, desde levar Savannah ao baile à ser um dos melhores jogadores de Basquete.
O que foi também totalmente envolvente e cativante, foi as autoras desenvolverem mais sobre o casal mais esquisito e apaixonante (Link e Ridley) e mostrar os dois se habituando a suas novas vidas, o que foi totalmente irônico, pois eles dois passam boa parte do livro em pé de guerra.

 " Talvez a família de Lena estivesse errada. Talvez ainda houvesse Luz nas Trevas. Link abaixou a cabeça em direção à dela, e suas testas se encostaram por um segundo."

Acho que o intuito das autoras era nos deixar dolorosamente curiosos, pois foi assim que me senti. E posso dizer a vocês: a sensação é maravilhosa conforme vamos desvendado cada mistério juntamente com Ethan. E olha, demora se desvendar, mas quando acontece, vem como uma bomba, que explode e nos deixa absurdamente grogue – é assim que estou me sentindo nesse momento – e com vontade de chorar pra carambaaa! Lágrimas após lágrimas, foi assim que terminei o livro.

"Pensei no que tia Prue disse para mim. A Roda do Destino... Ela esmaga a todos."

Não quero dar muitos spoilers porque a magia do livro é você mesmo desvendar os mistérios de cada página, mas o final... O que foi aquele final?! Estou tentando digerir ainda... 

O que posso dizer com todas as palavras é que Dezoito Luas é um livro de tirar o fôlego! Totalmente sombrio, bem escrito e de deixar os fãs totalmente enlouquecidos para ler a continuação! 

Classificação:  

E mais uma vez, o trailer do livro é apaixonante! Vejam:


 Partiu, Dezenove Luas para o Grand Finale!!
Beijos ;*


Nenhum comentário

Postar um comentário