Resenha: Harry Potter e a Pedra Filosofal (Livro #1) - J.K Howling


Harry Potter e a Pedra Filosofal

Autora: J.K Howling
Editora: Rocco
Titulo Original: Harry Potter and the  Philosopher's Stone
Gênero: Fantasia / Infantojuvenil / Ficção / Literatura Estrangeira
Páginas: 223
Sinopse: A vida do menino Harry Potter não tem um pingo de magia. Ele vive com os tios e o primo, que não gostam nem um pouco dele. O quarto de Harry é, na verdade, um armário sob a escada, e ele nunca comemorou um aniversário sequer em onze anos.
Até que, um dia, Harry recebe uma carta misteriosa, entregue por uma coruja: um convite para estudar num lugar incrível chamado Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts. Lá ele vai encontrar não só amigos, esportes praticados em vassouras voadoras e magia para todo lado, como também seu destino, que espera por ele desde que nasceu... Se ele sobreviver a tudo que esta descobrindo, é claro.




Como resenhar um livro que já foi praticamente lido (e assistido) pelo mundo todo?! Tudo que tinha para ser dito sobre o bruxo britânico mais amado dos últimos tempos já foi dito. Então, hoje trago a resenha pelo simples fato de hoje ser aniversário dessas duas pessoas amadas por todos: o personagem e a criadora! <3  E claro, não poderia deixar de resenhar sobre esse universo que mudou a minha infância aqui pro meu cantinho... 

Harry Potter é um órfão que acabou de completar 11 anos. Ele vive com os Dursley, que são seus tios, que tratam-o como se fosse um ser desprezível. Harry dorme num quartinho dentro de um armário que fica dentro da escada e é alvo das brincadeiras maldosas de seu primo Duda. No dia de seu aniversário, Harry recebe a sua carta para Hogwarts, porém seus tios não deixam-o ler o conteúdo da carta, pois assim, ele descobrirá a sua verdadeira identidade. Após vários eventos inusitados, assustados, os Dursley fogem com o Harry para um rochedo no meio do nada para tentar afastar o garoto das cartas - que insistem em continuar aparecendo. Mas, para total surpresa deles, no meio da noite, Hagrid aparece para buscar Harry e acaba contando, finalmente, toda a verdade ao garoto.

- Você é um bruxo, Harry.- Eu, eu sou o quê?- Um bruxo, e vai ser um bruxo de primeira se tiver treinado um pouco.- Não, o senhor se enganou. Sabe, eu não posso ser um, um bruxo. Eu sou o Harry, só Harry.

Harry e Rúbeo Hagrid conversaram durante toda viagem e o garoto descobre que possui poderes mágicos, assim como seus pais, que foram brutalmente assassinados pelo seu maior inimigo, Lorde Voldemort, o bruxo que deixou uma cicatriz em forma de raio na sua testa. Por ter sobrevivido ao ataque daquela noite, Harry é muito famoso no mundo da magia.
No trem à caminho de Hogwarts, Harry cria seus primeiros vínculos de amizades, além de Hagrid, o guardião das chaves e dos terrenos da escola, ele conhece Ronald Weasley, o ruivinho atrapalhado e  Hermione Granger, a garota nerd e certinha.
Ao chegar em Hogwarts, Harry e seus amigos acabam se envolvendo em vááárias aventuras e é a partir desse momento que a história começa a se desenrolar. Harry, Rony e Hermione se envolvem no mistério da Pedra Filosofal, que é capaz de transformar metal em ouro e produzir o elixir da vida eterna e eles suspeitam que alguém dentro da escola está atrás da lendária Pedra Filosofal para ajudar Lorde Voldemort. Será que Harry e seus amigos irão proteger a pedra, impedindo que caia nas mãos inimigas?

Não vale a pena mergulhar nos sonhos e esquecer de viver.

O livro é narrado em terceira pessoa e a maneira que a J.K constrói a história, leve, sólida e bem detalhada, te faz viajar pelas páginas e viver a magia que é estudar em Hogwarts com esses bruxinhos. É absurdamente fantástico. Conhecer o mundo mágico com certeza é a melhor parte da narrativa, logo de cara você se vê na plataforma 9 3/4, depois vem o Beco Diagonal, os costumes, o Chapéu Seletor e as casas de Hogwarts: Grifinória, Sonserina, Lufa-Lufa e Corvinal. Depois que você lê ou assisti o filme, com certeza você vai se identificar com uma das casas... eu sou Grifinória até o fim! <3
Outra coisa que me surpreendeu nos livros foi o quanto eu me apeguei ao Harry. No filme eu já gostava dele, mas no livro é completamente diferente, os detalhes são incríveis e eu aprendi amar mais ainda esse personagem. Harry é aquele tipo de personagem altruísta, companheiro e integro. Um personagem que mesmo tão novinho, já passou por tanta coisa e, mesmo assim, tem um coração enorme. Além dele, Ronold Weasley é meu xodó! Engraçado, atrapalhado e fofo, ele é um  personagem essencial e enche o livro com o suas frases. Já Hermione é a garota "sabe tudo", completamente corajosa e que não dispensa uma boa aventura. E os três juntos, vivem enfrentando o irritante (e mesmo assim, não consigo odiá-lo) Malfoy.

Não faz bem viver sonhando e se esquecer de viver, lembre-se.

Harry Potter e a Pedra Filosofal é o primeiro volume de uma saga que conquistou milhares e milhares de jovens pelo mundo todo. É o início de tudo, uma introdução para o que há de vir. Com certeza vale a pena ser lido. Se você já assistiu o filme e não leu o livro, leia. O livro é rico em detalhes e mesmo o filme sendo muito fiel ao livro, só lendo mesmo para  você enxergar alguns detalhes do filme que passam despercebidos para quem não leu. Essa história sempre fez parte da minha infância (foi o primeiro filme que assisti no cinema! haha), da minha adolescência e permanece até hoje. Já é um clássico, então, se você não leu ainda (como assim, você não leu ainda?!), não perca mais tempo!





Nenhum comentário

Postar um comentário