Resenha: "O Livro de Cam - Unforgiven", Lauren Kate (Fallen #5)


O Livro de Cam

Autora: Lauren Kate
Editora: Galera Record
Título Original: Unforgiven
Gênero: Ficção americana
Páginas: 308
Ano: 2016
Sinopse: Cam sabe o que é tormento. Ele viveu mais no Inferno que qualquer anjo jamais deveria. Seu mais recente martírio se chama ensino médio. E o belo anjo está ciente da ironia nisso tudo. Mas após a escolha de Luce e Daniel, Cam não pode deixar de sentir que chegou a hora de também se render a única coisa que o leva mais alto que as próprias asas: o amor. Assim, Cam sela um pacto com o diabo... Para tentar libertar das garras de Lúcifer a única alma que já amou: a mortal Lilith. A garota habita um purgatório particular em sua existência nos círculos do Inferno. Cada um escolhido e arquitetado com esmero pelo demônio. Tudo por causa de Cam… e seus pecados. No mais recente, ela é a pária da Escola Preparatória Trumbull. Nenhum amigo, nenhuma esperança. Mas, se em quinze dias Cam reconquistar Lilith, ela será libertada. E ambos poderão viver o amor que um dia o anjo renegou. Caso ele fracasse, há um lugar de destaque o guardando além da Muralha das Trevas. O livro de Cam é mais um emociontante capítulo na saga de Fallen, que em breve chega aos cinemas pelos estúdios Disney. Uma história envolvente repleta de mitologia, romance e suspense — em Fallen o amor nunca morre.

O livro começa exatamente onde terminou a parte de Cam em Êxtase: voando de Troia para os telhados da Sword&Cross. Logo em seguida, chega seus amigos Roland e Ariane. Cam se vê tocado pela história de seus amigos - Luce e Daniel -, pois eles conseguiram o tão esperando "felizes para sempre" e acaba se perguntando: Será que eu sou merecedor de viver esse amor também? Então ele se lembra de seu verdadeiro e único amor: a mortal Lilith. Com o apoio de Roland e Ariane, Cam decide ir atrás de seu amor, porém ele descobre que Lilith não se encontra no Paraíso - como ele havia imaginado -, mas sim no purgatório, no irferno. Ele nem imagina que o motivo de Lilith estar lá se resume a ele.
Ao deslumbrá-la e ver o seu sofrimento, ele corre atrás de Lúcifer para poder tirar o amor de sua vida de lá, mas nada é tão fácil assim - principalmente quando tem Lúcifer no meio da história. Então surge uma aposta: se em quinze dias Cam reconquistar Lilith, ela será libertada para viver feliz com ele, caso ele não consiga, ela continuará a viver seu pesadelo dia-a-dia e Cam, será o braço direito de Lúcifer no inferno. Nesses quinze dias, Cam vai tentar montar uma banda com Lilith para que eles toquem no concurso de bandas, que vai acontecer na festa de formatura - onde será o último dia da aposta dele com Lúcifer - e conseguir reconquistar e salvar o grande amor de sua vida.

Se existia alguma chance de salvá-la, então valia a pena tentar.

O que Cam não imaginava, era que seria absurdamente difícil reconquistar alguém que estava sofrendo por causa dele. A única maneira que Cam conseguiu para poder chegar em Lilith foi através da música: ela canta e toca. Então ele se aproxima dela sugerindo que ambos formassem uma banda. Mas Lúcifer dificultou bastante os planos de Cam, o ódio que Lilith sente por ele está lá o tempo todo, mesmo sem ela saber. Ela olha pra Cam, sente que o conhece, mas não sabe de onde, já que ele é novo na cidade e, na escola. Mas algo nele a intrigam e mesmo sabendo que ela deve manter distancia dele, algo nela a leva pra mais perto dele.

 [...] Mas minha raiva parece tão real, como se eu quisesse arrancar seu rosto do crânio com as unhas. 
- Nossa. - Foi a única coisa que Cam conseguiu dizer.
- Só que a parte mais estranha de tudo isso - continuou Lilith, observando-o com atenção - é que você está agindo como se merecesse. Estou furiosa com você e não faço a menor ideis do motivo, mas é quase como se você soubesse. - Ela pressionou os dedos nas têmporas. - Será que estou maluca?
A cada ponto que Cam ganhava com Lilith, amolecendo seu coração, ajudando seu irmãozinho, ajudando ela a conseguir com que sua banda ganhe o concurso de bandas, Luke - Lúcifer disfarçado como humano - atrapalhava contando mentiras sobre o caráter e as reais intenções de Cam para com ela, o que gerava o pé atrás nela cada vez que conversava com Cam.
A briga de gato e rato entre os dois personagens - Cam e Lúcifer -  me irritou bastante. Cam conseguia um sorriso de Lilith e logo em seguida, Lúcifer a fazia chorar com suas mentiras. Mas estava bem certa que no final Cam iria conseguir, Lauren bolou uma estória meio clichê, porém gostosa de se ler.

Cam e Lilith estavam finalmente se dando bem, mas Lúcifer não podia aceitar isso. Para vencer a aposta, precisava que Lilith continuasse presa - até mesmo vestida - em sua ira.

O livro é dividido no ponto de vista de Cam e Lilith e ainda tem uns interlúdios do passado dos dois - que conta como os dois se conheceram, se apaixonaram e terminaram -, que se passa em Canaã. Também é contado em terceira pessoa, como todos os livros da autora. A tacada de nos contar desde o princípio foi muito boa, já que nós fãs, só tivemos uma breve narração no terceiro livro de Fallen, Paixão. Agora, com uma narrativa mais detalhada, conhecemos Lilith, descobrimos como ambos se conheceram, o que sentiram. E descobrimos como Lilith foi parar no inferno, será que pagando no purgatório os pecados dela? Ou os pecados de Cam? Tudo isso é desvendado nesses interlúdios, que gostei bastante e me deixou mais envolvida com o amor de Cam e Lilith.

Ele era diferente de qualquer pessoa que ela já conhecera. Ele a surpreendia. Ele a fazia rir. Gostava do seu irmão. Quando ele estava ao seu lado, ela sentia um frio no estômago - de um jeito bom. E agora ele estava ao lado dela, comemorando. E tudo isso junto deixava Lilith tonta [...] Era aquela a sensação de se apaixonar por alguém. Lilith estava se apaixonando por Cam.

Eu de verdade, achei que a história seria diferente, eu imaginei tantas e tantas coisas e, nenhuma se encaixou nesse livro. Justamente por eu ser apaixonada pelo Cam, por ele ser meu personagem preferido, eu estava totalmente ansiosa para ler então, quando lançou aqui no Brasil, fui correndo comprar. De início, por ser o Cameron Briel, achei a história meio sem graça, o meio foi melhorando e o final foi digno de continuação. Aos poucos acabei me apaixonando pelo amor de Cam e Lilith e o final? Meu olho até lacrimejou um pouquinho! A rendenção de Cam, a salvação de Lilith, o amor sempre vence!
Para os fãs da série Fallen e apaixonados pelo querido Cameron Briel, não tem como ignorar a leitura desse livro. Tenho certeza que você que já é apaixonado por Cam, irá se apaixonar mais ainda e, pra quem não gostava dele tanto assim, irá mudar seus conceitos sobre esse "vilão" que tocou o coração de muitos leitores.

 
   

2 comentários

  1. Boa noite Ana
    vc sabe onde consigo baixar pdf ??
    Att Heloisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, Heloo!
      Infelizmente ainda não encontrei, mas com ctz qndo achar posto aqui no blog (:

      Excluir