Resenha: "A Garota no Trem", Paula Hawkins




Autora: Paula Hawkins

Editora: Record

Páginas: 378

Título Original: The Girl on the Train

Gênero: Literatura Estrangeira/ Ficção

Ano: 2015

Sinopse: Um thriller psicológico que vai mudar para sempre a maneira como você observa a vida das pessoas ao seu redor.Todas as manhãs, Rachel pega o trem das 8h04 de Ashbury para Londres. O arrastar trepidante pelos trilhos faz parte de sua rotina. O percurso, que ela conhece de cor, é um hipnotizante passeio de galpões, caixas dágua, pontes e aconchegantes casas. Em determinado trecho, o trem para no sinal vermelho. E é de lá que Rachel observa diariamente a casa de número 15. Obcecada com seus belos habitantes a quem chama de Jess e Jason , Rachel é capaz de descrever o que imagina ser a vida perfeita do jovem casal. Até testemunhar uma cena chocante, segundos antes de o trem dar um solavanco e seguir viagem. Poucos dias depois, ela descobre que Jess na verdade Megan está desaparecida.
Sem conseguir se manter alheia à situação, ela vai à polícia e conta o que viu. E acaba não só participando diretamente do desenrolar dos acontecimentos, mas também da vida de todos os envolvidos.
Uma narrativa extremamente inteligente e repleta de reviravoltas, A garota No Trem é um thriller digno de Hitchcock a ser compulsivamente devorado.





Rachel todas as manhãs pega o trem das 8h04 de Ashbury para Londres. E nessa longa viagem, em determinado trecho, o trem para e é onde Rachel observa a casa de número 15. Lá vivi um casal que Rachel apelidou de Jess e Jason, criando e recriando mentalmente histórias sobre esse “casal perfeito”. Ela acaba criando uma pequena obsessão pelo casal e muitas vezes até querendo viver a vida deles – já que desde que se separou de Tom, a sua vida virou um verdadeiro pesadelo, onde seu vício pela bebida vem destruindo tudo o que ainda lhe resta.

Certo dia, seguindo o sinal onde o trem para perto da casa 15, Rachel testemunha uma cena chocante, que gera nela um ódio súbito. Porém, no outro dia Rachel descobre que Jess – que na verdade se chama Megan – desapareceu. A partir daí uma grande investigação criminal começa e Rachel se vê no meio dela, pois aquilo que viu um dia antes do desaparecimento de Megan, pode ajudar a descobrir o que realmente aconteceu com ela.



“Sinto um ódio intenso e súbito. Como se algo tivesse sido tirado de mim. Como ela pôde? Como Jess pôde fazer isso? [...] O ódio me inunda por dentro. Se eu visse aquela mulher agora, se visse Jess, cuspiria na cara dela. Eu arrancaria seus olhos à unha.”



O livro é narrado em primeira pessoa e é dividido pelo ponto de vista de três personagens principais: Rachel, Megan e Anna. Como o livro é de suspense, um triller – que por sinal é um triller psicológico de se tirar o chapéu – não quero falar muito sobre todos os personagens para não ter muito spoiler, para vocês terem a sensação maravilhosa que eu tive a cada virada de página, cada frio na barriga, cada pontada no coração, cada susto que levava no final de um capítulo, cada surpresa, raiva e torcida que sentia para que tudo desse certo para alguns personagens e tendo raiva e ódio de outros. Essa divisão da autora foi uma sacada de mestre, a partir do momento que Megan desaparece, cada capitulo é uma descoberta desse imenso quebra cabeça, que aos poucos vai se revelando e envolvendo cada vez mais os personagens principais e te deixando cada vez mais louco para saber onde, quando e como aconteceu esse misterioso desaparecimento de Megan.

A autora me encantou com a sua narrativa. O modo que ela criou cada personagem, nos deixa cada vez mais perto e até mesmo íntimos de cada um deles. Seus dramas diários, seus problemas, sentimentos, egoísmos, envolvimentos amorosos, seus vícios e até mesmo a fraqueza, a podridão humana... Tudo me pareceu tão, tão real, que me vi vivenciando cada momento.



“Uma para tristeza, duas para alegria, três para menina. Três para menina. Fico empacada nas três. Não consigo passar disso. Minha cabeça está repleta de sons, minha boca, repleta de sangue. Três para menina. Posso ouvir as aves, as pegas-rabudas — estão rindo, debochando de mim, um crocitar estridente. Um bando. Mau agouro. Posso vê-las agora, negras contra o sol. Não as aves, outra coisa. Alguém está vindo. Alguém está falando comigo. Veja só. Veja só o que você me obrigou a fazer.”



Os capítulos finais foram de prender a respiração. Tem momentos que você não sabe em quem confiar, todos são suspeitos, todos estavam lá e de certo modo, aparentam ter certa culpa. Duvidei de todos e quando a grande descoberta chegou, fiquei paralisada. Que revelação, que final. Paula Hawkins ganhou mais uma fã, ela sabe prender e envolver verdadeiramente o leitor do começo ao fim! Li o livro em dois dias e não consegui parar de ler até devorar a última página e descobrir logo o grande e chocante final.

Para quem gosta de livros cheio de drama e suspense, tenho certeza que vocês vão amar!


  
Para a nossa alegria, o filme já foi adaptado para as telonas dos cinemas e terá estreia aqui no Brasil, para Outubro. Quem irá interpretar Rachel  "A Garota no trem", é Emily Blunt e Haley Bennett como Megan.
Confira o trailer do filme:


 
 O que acharam do livro? Ja leram? Deixem nos comentários a sua opinião! 
Beijos, 
Ana Gomes xx


Nenhum comentário

Postar um comentário