Resenha: "Dezessete Luas" - Kami Garcia e Margaret Stohl



Autora(s): Kami Garcia e Margaret Stohl
Editora: Galera Record
Páginas: 462
Ano: 2011
Sinopse: "Juntos, Ethan e Lena podem enfrentar qualquer ataque de Gatlin. Ao menos era assim que funcionava antes de Lena sofrer uma perda trágica e começar a se afastar e guardar segredos que estão testando o relacionamento. E agora que Ethan abriu os olhos para o lado negro de Gatlin, não há como voltar atrás. Assombrado por estranhas visões que somente ele consegue ver, Ethan vai sendo puxado cada vez mais para dentro da história confusa de sua cidade."







Dezessete Luas conseguiu me deixar mais apaixonada ainda pela saga. Depois de ler Dezesseis Luas (que havia ficado encantada com o enredo da história) ano passado, peguei o livro, comecei a ler, mas não consegui continuar - me irritei bastante com a personagem de Lena. (Comento sobre isso mais pra frente.) Enrolei bastante para começar a sequência, mas este ano decidi que iria persistir no livro e posso dizer pra vocês: a persistência valeu a pena. O livro é surpreendentemente bom! 

O começo de Dezessete Luas é extremamente brochante, depois do romance épico e meio impossível em Dezesseis Luas, entre Ethan e Lena – eu fiquei totalmente cativada por eles – as autoras tiram todo esse encanto, e o substitui por dúvida, ódio e punição. Mas, como disse à vocês no começo, o livro é surpreendentemente bom, e tirando o fato da chatice de Lena – e uns detalhes e outros – o livro é perfeito, vale muito a pena ler.

Depois da morte de Macon, e da sua Invocação que não deu muito certo deixando seus olhos, um verde e o outro dourado, a confusão em sua vida aumenta a cada dia.
Lena e Ethan passam a maior parte dos primeiros capítulos tentando voltar a ser o que eram antes, mas as dúvidas, os medos e as atitudes estranhas de Lena, fazem com que eles se afastem mais.
Ainda mais com a proximidade de Ridley e a chegada de um personagem novo, o misterioso John Breed – que não vou dizer o que ele é, porque senão perde a graça. ;D
Toda essa chatice da Lena me irritou e me desanimou também enquanto eu lia. O que me motivou mesmo a continuar a ler, foi o fato de eu gostar da formar que as autoras levam a narrativa do Ethan, deliciosamente envolvente.
 Além de todo esse drama com Lena, Ethan se vê tendo visões estranhas da história da casa de Ravenwood e Macon, continua escutando as músicas sinistras que tocam em sua cabeça e se vê – e se sente – totalmente sozinho, mas com a chegada de uma garota loira e britânica chamada Olivia – assistente da Marian na biblioteca e, que sabe muitas coisas sobre o mundo conjurador -  faz com que Ethan consiga focar no seu trabalho de verão e não deixar os problemas o consumirem.
O que me faz dizer que as autoras tentaram abordar na história, novas opções de relacionamento para Ethan e Lena com a chegada de John e Olivia. O que foi legal, pois avivou a história e atiçou a minha vontade ler e deixou todo o meu desânimo pra trás.

Em algum lugar no caminho entre a raiva, o medo e a infelicidade, ela havia dobrado uma esquina. Eu sabia por experiência própria que não havia volta.

Ethan continua tendo visões com mais frequência e cada vez mais, elas começam a ser diferentes. O legal das visões, é que a gente acaba conhecendo mais sobre a história da família de Lena, dos Conjuradores e Incubus e até mesmo sobre a maldição de Lena. E também acabamos descobrindo mais coisas sobre a morte da mãe de Ethan, com algumas revelações que me surpreenderam totalmente.

Depois de vários ocorridos, o relacionamento dos dois acaba chegando ao fim e Lena foge da cidade, juntamente com Ridley e John Breed.
Logo que Lena vai embora, Ethan descobri que ela corre perigo e decidi ir atrás de Lena.
Com a ajuda de Liv (a Olivia) e Link (meu personagem preferido), eles embarcam em uma busca implacável atrás de Lena entre os Túneis debaixo da cidade de Gatlin.

Ela era o me destino. Eu estava sempre a caminho de Lena, mesmo quando não estava. Mesmo quando ela não estava a caminho de mim.


Pra mim foi onde o livro começou, com todo os mistérios de luas, estrelas e esferas; As visões estranhas que guiavam Ethan a Lena; As revelações, as ajudas de personagens que eu nunca imaginei que faziam parte do mundo conjurador; A magia dos túneis e seus lugares místicos e encantadores e seus lugares assustadores também; E claro, a batalha final e os momentos chocantes, que me deixaram louca para devorar cada palavra.

Eu não ia deixar John Breed, Sarafine, uma estrela desaparecida, o tipo errado de lua ou os loucos céus Conjuradores me impedirem agora. Eu devia isso à garota da autoestrada 9.

E eu não posso terminar essa resenha, sem citar os personagens que completam e formam a história, nos fazendo ficar apegados ainda mais por eles. Eu tenho que começar por ele – porque ele já tem o meu coração *-* – Wesley Jefferson Lincoln, para os mais íntimos, Link... a história é cheia de dramas e essa linha meio darkness, mas Link conseguiu me fazer CHORAR de tanto rir, estou falando sério. Ele é muito engraçado, fazia uma situação totalmente séria ficar hilária, mas não é só fato de ele me fazer morrer de rir, mas Link foi amigo de verdade de Ethan no começo ao fim, e nesse livro acabamos conhecendo bem mais ele – e tenho certeza que em Dezoito Luas ele irá aparecer muito mais. Senti falta de Ama na história, ela não aparece tanto quanto eu queria, mas não se preocupem, ela tem uma participação essencial; As Irmãs estão como sempre, fofas e firmes e fortes na história, guardando mistérios que ninguém imaginaria; E até mesmo Ridley tem mais espaço na história, e acabamos conhecendo mais a personagem; E não posso me esquecer da gatinha da história: Lucille. Além de ser a gatinha mais fofa do mundo, ela tem um papel essencial na história também.

Vejo que você ainda tem a gata. Eu estava esperando a hora certa para soltá-la do varal. Ela sabe um ou dois truques. Você vai ver.

Pra não estender a resenha, Dezessete Luas fez eu viajar nesse mundo Conjurador, me senti totalmente na história. Me senti amiga de Ethan, Liv, Link e Lucille, que encheram a história do começo ao fim.
Para quem leu Dezesseis Luas, não deixem de ler Dezessete, que é uma mistura mágica e sobrenatural, diferente de tudo que você possa imaginar.

Na Luz há Trevas e nas Trevas há Luz.



Classificação:  

Só pra finalizar, pra deixar vocês com gostinho de Eu-preciso-ler-esse-livro, tem o trailer de lançamento do livro.
Eu sei, é meio velhinho, mas quando vi,  logo pensei: Ai-meu-Deus!
Como não tenho ideia se vai ter continuação nos cinemas - porque infelizmente conseguiram flippar o filme - esse vídeo me deixou extremamente eufórica para ter a sequência - só que decente dessa vez, claro.
Enfim, vocês precisam ver, pra sacar do quê estou falando...


E ai? Deixou vocês ansiosos pela leitura?!
Até a próxima resenha!
Beeeeijos ;*

2 comentários

  1. Estou morrendo de vontade de ler esse livro! Sério, estou doida para compra-lo. Sua resenha está ótima, me deu ainda mais vontade de ler haha.

    Jacke Helen
    ☁ http://colecaodenuvens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jacke! Fico feliz que tenha gostado da resenha... É, o livro é tão bom q causa essa vontade louca pra ler ele hahaha
      Compre o mais rápido possível,sério. Vc não vai se arrepender o livro é bom demais!!
      Bjos ;*

      Excluir