Resenha: "Simplesmente Ana", Marina Carvalho


Simplesmente Ana

Autora: Marina Carvalho
Editora: Novas Páginas
Gênero: Literatura Brasileira. Fantasia
Páginas: 304
Ano: 2013
Sinopse: Imagine que você descobre que seu pai é um rei. Isso mesmo, um rei de verdade em um país no sudeste da Europa. E o rei quer levá-la com ele para assumir seu verdadeiro lugar de herdeira e futura rainha…
Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil ou mudar-se para Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex.
Mudar-se para Krósvia pode ser tentador — deve ser ótimo viver em um lugar como aquele e, quem sabe, vir a tornar-se rainha —, mas ela sabe que não pode contar com o pai o tempo todo, afinal ele é um rei bastante ocupado. E sabe também que Alex, o rapaz que é praticamente seu tutor em Krósvia, não fará nenhuma gentileza para que ela se sinta melhor naquele país estrangeiro.
A não ser… A não ser que Alex não seja esta pessoa tão irascível e que príncipes encantados existam.
Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que — ao mesmo tempo — nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta.

Ana Carina Bernardes é uma mineira de 20 anos e estudante de Direito, vive somente com sua mãe, já que sua mãe fora "abandonada" por seu pai, logo no inicio da gravidez. Sua vida é simplesmente normal, tem uma melhor amiga, estuda em uma boa universidade, tem um rolo que está quase virando um namoro, não tem como ficar melhor! Porém, de uma hora pra outra, Ana recebe uma mensagem absurdamente incomum no Facebook. Sim, uma mensagem de um tal de Andrej  da Krósvia em inglês, que diz ser seu pai. Completamente chocada, Ana vai atrás da sua mãe para confirmar e acaba descobrindo que realmente é verdade. O pai dela tinha achado ela através do Facebook e mais: ele erao Rei da Krósvia - uma país que faz parte da Europa. E acima de tudo, ela descobre que ele não a abandonou. Depois desse choque de realidade, a vida de Ana vira de ponta cabeça, de uma simples estudante de Direito, a filha do Rei da Krósvia! Como ela viveu ausente 20 anos da vida de seu pai, ela decide ir a Krósvia e conhecer a outra parte da sua família e se redescobrir.

De um modo ordinário, eu tinha aprendido que do futuro não sabemos nada.

Ana decide ficar por lá seis meses e, logo quando chega a Krósvia, se depara com Irina, que foi encarregada por seu pai de ser a assistente pessoal dela, o que Ana achou um exagero. Além de Irina, quem cativou Ana foi a Karenina a cozinheira do castelo, que por sinal, é imenso, digno de se perder. Ana se sente abraçada por todos do castelo e, apesar da saudade do Brasil, da família e dos amigos, ela estava amando os primeiros dias na Krósvia. Porém, nem tudo é perfeito, essa felicidade acaba quando ela conhece o afilhado do Andrej - que era casado, porém sua mulher faleceu e ela já tinha um filho de outro casamento -, Alexander. O lindo, alto, loiro e dono do sorriso mais brilhante do mundo, também conhecido como Alex, o antipático. Alex suspeita que Ana é uma brasileira golpista, que só quer saber de status e do dinheiro do Andrej e deixa isso bem claro pra ela. E, pra piorar ainda mais a situação, Andrej quer que Ana conheça cada cantinho de Krósvia e Alex se oferece para mostrá-la. Passar todos os dias conhecendo a cidade ao lado de uma pessoa que é grossa, antipática e sarcástica, só deixa Ana louca pra ficar longe dele. Mas, conforme os dias passam, Alex e Ana criam uma pequena amizade e Alex percebe que seus extintos estavam errados.

Tenho vivido que nem protagonista de novela mexicana, com direito a bastante drama e lágrimas. Não é à toa que meu nome é Ana Carina. Personagens de dramalhões mexicanos sempre têm nomes duplos. (Já sei a piada foi horrível.)

Ana se vê envolvida cada vez mais com a sua nova família, com projetos que sempre sonhou em fazer, o relacionamento entre ela e seu pai parece que sempre esteve em sua vida, as responsabilidades de ser princesa são de deixar os cabelos em pé e, Alex passou a ser uma pessoa essencial em sua vida. Ana se depara esperando ansiosamente por sua companhia e ele sempre se mostra feliz ao vê-la, o que a deixa completamente chocada, quando ela descobre que Alex tem uma namorada, a socialite esnobe e cheia de si chamada Laika, ou mais conhecida como "Nome de Cachorro", apelidada por Ana. A partir daí, Ana se vê numa luta constante com sua mente e coração. Gestos e olhares entre Ana e Alex só fazem ela achar que ele sente o mesmo, porém, se ele gosta dela, ele não deveria largar a Laika Cara de Cachorro?

Estranho pensar que eu não fazia ideia do que era o amor[...] E, quando descobri o significado do maldito sentimento, não tinha permissão para desfrutá-lo.

A história é narrada em primeira pessoa e tem uma escrita leve, fácil e rápida. Estou num momento autores brasileiros e já faz um tempo que estou querendo ler uma obra da Marina Carvalho desde que vi a Carina Rissi (minha autora brasileira preferida), comentando sobre esse livro há um tempinho atrás, até que decidi lê-lo. E, posso garantir que não me arrependi. É um ótimo livro pra passar a tarde lendo, tomando um chá e envolvida no edredom. Mesmo sendo superhipermegamaster clichê e lembrar muito O Diário de Uma Princesa (até o flagra do beijo com paparazzi), eu achei bem fofinho e tem situações inusitadas e engraçadas. Um ponto negativo, senti falta de detalhes. O livro é narrado rápido demais, um dia para um mês passam num piscar de olhos, ou numa virada de página, o que achei triste, porque tem momentos bons e, com um pouco mais de detalhes, ficariam ótimos!

- Então a princesa conseguiu fugir da torre?
- Salva pelo... - Ia dizer "príncipe encantado". Seria a maior das humilhações que já passara na vida. Ainda bem que refreei minha língua solta, mal comandada por um cérebro lento, e disse: - Cavaleiro sem ardura.

 E, por causa da falta de detalhes, senti falta da aproximação do casal da história. Ana se apaixona, mas a falta de diálogo é evidente. Não sei se sou chata e tal, mas achei que faltou diálogos. Os passeios, que poderiam ser a maior fonte de suspiros e de nos cativar pelo casal, foram poucos detalhados e mais uma vez repito, sem muitos diálogos, quando ia ver, já tinha acabado e ela já estava de volta ao castelo. Porém, mesmo a autora não usando dos detalhes, tem pontos positivos também. Eu gostei do enredo da história, gostei da Ana e do Alex e de todo o mundinho que ela criou em Krósvia. Os personagens secundários, que moram e ajudam no castelo, a família nova que ela acaba conhecendo, a tia e os priminhos fofos, é de imensa ajuda e torna o enredo da história mais cativante ainda.E, para a minha felicidade,  nos capítulos finais, ao meu ver, Marina se soltou e finalmente, finalmente fez diálogos bem construídos, causando sim, enfim, os famosos suspiros clichês!

- Sempre ouvi dizer que saudade é uma palavra exclusiva da língua portuguesa. Quando dizemos que estamos com saudade, significa que sentimos uma falta tão imensa de alguém que a dor queima no peito. É como se a alma ficasse meio perdida sem a proximidade das pessoas de quem temos saudades.[...] Alex me olhava de um jeito novo. Parecia melancolia misturada com alguma outra coisa, algo intenso e meio irracional.

Sei que tem alguns pontos negativos, mas é um livro que indico para ler, sim! É uma leitura rápida, porém envolvente, você só percebe que acabou quando não tem mais páginas para serem viradas. A literatura brasileira tem muito a nos oferecer e se você parar pra pesquisar, vai achar livros brasileiros com os seus gêneros literários preferidos (:
Para quem gosta de romance com tema de princesa, com certeza vai amar! 


2 comentários

  1. Oi Ana Claudia,
    Amei a sua resenha, tem muito mais detalhas do que outras que já li sobre o livro. O que só aumentou a curiosidade que eu já tinha. Faz tempo que quero ler os livros da autora, então, sempre procuro resenhas para degustar hahahaha, sem contar que acho as capas da série, lindas <3

    Bjs, Ju =***
    www.julicronicas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Juli!*-* Fico feliz que a minha resenha tenha te deixado mais curiosa para ler o livro! As capas são lindas mesmo, 50% da minha vontade de ler o livro foi por causa disso hahaha Vale a pena ler, é uma fofura, super indico ^-^
      Obrigada pelo comentário e pela visita!
      bjs <3

      Excluir