Resenha: "As Vantagens de Ser Invisível"



Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Páginas: 224
Ano: 2012
Sinopse: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela. As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.

Pra ser sincera com vocês, eu nem sei como começar essa resenha. Esse livro mexeu tanto comigo, que eu nem sei como começar... Mas enfim, bora lá...
Eu assisti o filme primeiro, então eu já tinha uma noção de como seria o livro - apaixonante. E eu estava certa.
A história é relatada por cartas escritas por Charlie, que são enviadas para um alguém anônimo, que ao meu ver, - pois eu me senti assim - foram escritas exatamente para nós, os leitores. Digo isso, pois eu realmente senti que Charlie escrevia para mim. E quando o livro acabou, digo à vocês que senti saudades de lê-las. O modo como Charlie escreve sobre a sua vida, seus sentimentos e tudo o que está o magoando e alegrando é tão sincero, envolvente e cativante, que faz a gente se senti amigo dele.
A história é cheia de dramas adolescentes, e eu nunca pensei que lendo esse livro eu fosse parar pra pensar sobre a minha vida, sobre as minhas escolhas e atitudes. Esse livro, nós faz pensar sobre essas coisas. Sobre lembranças e sentimentos e grandes alegrias e tristezas. O livro realmente nos faz refletir e principalmente, nós faz se sentir infinitos. Não tem outra palavra que descreva esse livro.

Sam batucava com as mãos no volante. Patrick colocou o braço para fora fora do carro e fazia ondas no ar. E eu fiquei sentado entre os dois. Depois que a música terminou, eu disse uma coisa: "Eu me sinto infinito."
E Sam e Patrick olharam para mim e disseram que foi a melhor coisa que já tinham ouvido. 

Ah, eu não poderia esquecer das músicas citadas no livro. É tão apaixonante. Nós faz se sentir na década de noventa. ( Pra quem não sabe, o livro se passa em 1991.)
E nesse exato momento estou escutando "Landslide", do Fleetwood Mac, que é a música que toca quando o Patrick está dirigindo o carro e passa pelo túnel e a Sam sai do lado de fora do carro. ( A trilha sonora  do filme é a música "Heroes" do David Bowie, mas no livro, é essa.)

Charlie era apaixonado por Smiths ( mais exatamente, "Asleep" haha), Beatles, U2, Pink Floyd, Fleetwood Mac, Nirvana e outras bandas que foram citadas, que faço questão de fazer um post especial com todas as músicas citadas no livro. 

Quando chegamos ao fim do túnel, Sam deu um grito muito divertido, e foi isso. Chegamos ao centro. As luzes nos prédios e todo o resto eram maravilhosos. Sam se sentou e começou a rir. Patrick também riu. E eu comecei a rir. 

E naquele momento eu seria capaz de jurar que éramos infinitos.

Com amor, 
Charlie.

Bom gente, não consigo descrever a sensação que esse livro me deu, mas imploro à vocês: LEIAM! É a única coisa que tenho a dizer. É uma experiência de leitura única. Quando lerem o livro, entenderão o que quero dizer. Eu me sinto infinita, e quero que vocês se sintam infinitos! 
E pra quem ainda tá na dúvida de ler, veja o video e se sinta como eu nesse exato momento: INFINITA! <3



classificação: 




Nenhum comentário

Postar um comentário