Resenha: Dezesseis Luas - Margaret Stohl e Kami Garcia


Dezesseis Luas
Autor: Margaret Stohl & Kami Garcia
Editora: Galera Record
Páginas: 488
Ano: 2010
Sinopse: Ethan é um garoto normal de uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos e totalmente atormentado por sonhos, ou melhor, pesadelos com uma garota que ele nunca conheceu. Até que ela aparece... Lena Duchannes é uma adolescente que luta para esconder seus poderes e uma maldição que assombra sua família há gerações. Mais que um romance entre eles, há um segredo decisivo que pode vir à tona. Eleito pelo Amazon um dos melhores livros de ficção de 2009. Direitos de tradução vendidos para 24 países. Um filme da série está sendo produzido. "Pacote completo: um cenário assustador, uma maldição fatal, reencarnação, feitiços, bruxaria, vudu e personagens que simplesmente prenderão o leitor até o fim..."
 





Sou suspeita para falar sobre livro de fantasia, pois sou ridiculamente apaixonada por tudo que tem magia e suspense. Para ser sincera, só conheci o livro por causa do filme (que amei, por isso decidi ler a saga toda) e, depois de ler o livro - desculpe pelas palavras - descobri que a adaptação é uma merda e me decepcionou muito (depois comento mais sobre isso).
Bora falar sobre o livro. A narrativa do livro é sensacional, sem mais.  As autoras souberam fazer  isso muito bem. A leitura não é chata, pelo contrário, totalmente envolvente. Faz a gente devorar as páginas com rapidez. É claro que a narração do Ethan, que é um personagem cativante, cheio de humor fofo e super cabeça, ajuda muito. E a história em si, também. O livro já tem um diferencial, pelo simples fato de ser narrada por um garoto. E mais, um garoto que se apaixonada por uma garota sobrenatural, uma conjuradora. Todo lance de suspense, amor, conjuros, maldições, feitiços e mistérios que envolvem Lena, a sobrinha do velho Ravenwood ( o recluso da cidade de Gatlin) com Ethan, me fez cair em suspiros e ficar encantada com o casal.
O romance começa de uma forma tão irreal, que faz tudo ficar mais revigorante. Dos sonhos até o primeiro encontro de Ethan com Lena.

"- Você é incrivelmente, absolutamente, extremamente, inacreditavelmente diferente. - Toquei o braço dela com a ponta dos dedos, e imediatamente senti o calor da eletricidade. - Sei disso porque lá no fundo eu acho que também sou. Então me diga. Por favor. Diferente como?
- Não quero contar pra você.Uma lágrima escorreu por sua bochecha. Peguei-a com meu dedo, e ela também era quente."


"Eu me via sorrindo sem motivo, usando fones de ouvido e repetindo nossas conversas em minha mente só para poder ouvir sua voz de novo."

A história toda se baseia na luta e na busca de Lena juntamente com Ethan, de algo que possa quebrar a  maldição do seu "décimo-sexto" aniversário que foi feita em sua família seculos atrás. O medo excruciante de Lena de ir para o lado das Trevas a consume, mas com  a ajuda de uns e outros eles se envolvem em algumas aventuras sobrenaturais - o que marca e deixa o livro mais mágico.  O que realmente me fez ficar apaixonada pela história é todo esse amor que existe entre os dois. Toda essa coisa de ser impossível e de Ethan e Lena serem totalmente opostos, mas ao mesmo tempo, serem ligados por uma força sobrenatural.

- Ethan, sei que você acha que isso pode ter um final feliz, e por um tempo eu talvez também tenha achado. Mas não vivemos no mesmo mundo, e no meu, querer muito uma coisa não faz com que ela aconteça. - Ela não olhava para mim. - Somos diferentes demais.

Eu estava perdido antes de tê-la encontrado nos meus sonhos, e ela me encontrou naquele dia na chuva. Eu sabia que parecia que era sempre eu que estava tentando salvar Lena, mas a  verdade era que ela tinha me salvado, e eu não estava pronto para que ela parasse agora.

Um a coisa que chama bastante atenção e completa ainda mais a história, são os outros personagens que enchem a história de mistérios. Posso dizer que fiquei apegada por cada um como: a "babá" do Ethan, a Amma com sua personalidade forte e as vezes, até engraçada e suas superstições fora do normal.  Macon Ravenwood , tio de Lena o cara mais misterioso e charmoso da história. Link o amigo engraçado do Ethan, que me fez rir com coisas totalmente bobas. As Irmãs tias-avôs de Ehan, que são um absurdo de fofas. Marian a bibliotecária louquinha e tia de Ethan, com seus mistérios e frases filosóficas. E claro, a Ridley, a conjuradora das Trevas, que mesmo sendo má, cativa qualquer um. São tantos personagens, que mesmo aparecendo uma ou duas vezes, dá um toque à mais na história. As autoras desenvolveram muito bem a importância de cada personagem. 
E não tem nem como  não falar sobre ela, Lena. Ela é a personagem que completa  tudo. A garota tímida, excluída pela cidade, com seus medos e desejos de ser apenas uma garota normal. Com a chegada de Ethan, seu mundo fica de pernas pro ar e ela se encontra apaixonada por um Mortal. E ela nem imagina o que esse amor irá fazer com suas vidas. 
Toda essa coisa de Conjuradores, que nada mais é que um nome "chique" para bruxa(o), e todos eles desenvolvem poderes sobrenaturais, deixa tudo mais fascinante. Fora a música misteriosa, que vez ou outra aparecia no iPod do Ethan chamada "Dezesseis Luas".

"- Nunca amei você mais do que a amo nesse exato segundo. E nunca vou amar você menos do que a amo nesse exato segundo [...]- Isso é uma promessa?Apertei a mão dela.Não solte.Nunca.Nossas mãos se torceram e viraram uma."


O livro é maravilhoso. Eu realmente ameeei Dezesseis Luas, do começo ao fim. O livro é intenso, cheio de  mistérios, visões, maldição, muito romance e suspense. Todo o enredo da história é perfeito. Para quem está na duvida se compra ou não o livro, pode ter certeza o livro é perfeito.  

classificação:  

Adaptação para o cinema

Amma, Macon, Ethan, Lena, Ridley. Sarafine ( Sra. Lincoln)
Eu particularmente assisti o filme primeiro, antes de ler o livro. E amei. Mas para aqueles que leram o livro e ficaram estéricos com a noticia que iria ir para as telinhas, tenho certeza que saíram do cinema decepcionados.
Depois que terminei o livro, fui assistir novamente e fiquei chocada do quão diferente é.
O roteiro não foi fiel ao livro, alguns personagens que fazem a diferença na história não estão no filme, como a Marian, a participação dela no filme era essencial. Muitas cenas do livro foram totalmente destorcidas na adaptação, fora a falta de muitas cenas. 
A história de Genevieve e Ethan devia ter sido mais contada, pois quem não leu o livro (como eu quando tinha assistido) não entende absolutamente nada.
A Reunião do conselho na escola, o que aconteceu em uma igreja no filme ('-'), ficou ridícula comparada com a cena no livro. No livro foi totalmente digna com a entrada do Macon com a Marian.
E essas,são apenas algumas cenas que ficaram diferentes. Tem partes que eu fiquei tipo: "Meu Deus, isso é mesmo Dezesseis Luas?!"


A única coisa boa mesmo foi a escolha dos atores, eu realmente achei linda a atriz Alice Englert ela é totalmente parecida com a descrição de Lena no livro. Já o Alden Ehrenreich não achei ele muito bonito, mas o modo como ele desenvolveu o personagem, totalmente engraçado, me cativou.
A Amma, achei muito nova, já que Ethan descrevia ela meio senhorinha. E claro, a Ridley. Ela é LOIRA com os cabelos compridos e tal. Ai me aparece uma garota com cabelos curtos nem um pouco loiro. Decepcionante. A única coisa que achei que deu pra engolir, foi a boca da atriz e o pirulito, deixaram ela pelo menos um pouquinho parecida com a personagem.
Enfim, o filme em comparação ao livro, deixou muito a desejar. Fugiu muito do enredo da história. 
Uma coisa que é boa e indico, é escutar é a trilha sonora. É perfeita. Bem dark, bem melosa e sexy. E claro, não poderia faltar a música que marcou o livro: " Dezesseis Luas". Ficou exatamente como o Ethan descreveu: "Bonita e triste, quase hipnótica".


Bom, é isso minha gente. Espero que tenham gostado.




Nenhum comentário

Postar um comentário