Jogos Vorazes: Em Chamas - diferenças do livro para o filme

Estava tão empolgada para assistir ao filme, mas não consegui ir na estréia. Graças a Deus, no sábado (16) me reuni com as amigas e matamos a ansiedade!
Como terminei de ler a trilogia recentemente, a história estava fresquinha na minha mente, então foi beeem fácil perceber se ficou faltando alguma coisa ou não.
Bora relatar...

Aviso: Esse post está cheeeeeio de spoilers, então... não continue lendo se não leu o livro ou assistiu ao filme (:



O filme já me surpreendeu desde o início. Começa exatamente igual ao livro, Katniss sentada na floresta no frio - algo que eu pensei que não iria ter.
Eu realmente fiquei extasiada com a capacidade de quem fez o roteiro do filme. Ficou tudo muito lindo, tudo muito fiel ao livro. Claro que algumas partes não foram para as telinhas. Como a parte em que Katniss vai para floresta e o o (maldito) Presidente Snow manda os Pacificadores religar as cercas elétricas, o que faz ela ter que pular e se machuca toda. É uma cena muito forte, e realmente achei que fez falta, mas tirando isso ( que era uma parte que eu gostaria que tivesse, rs), a adaptação ficou digna de aplausos.



A tour da vitória, o velhinho do distrito 11 sendo morto, a Vila dos Vitoriosos, o beijo de Gale e Katniss, a visita do Presidente Snow, a maldita rosa branca, Gale chicoteado, o amor de Peeta por Katniss, os distritos se rebelando contra a Capital, 75º jogos vorazes ( Quarter Quell) e Cinna... Tudo - como já disse - fiel ao livro. Sem dúvida, pra mim a cena que mais cortou meu coração e que ficou perfeita, emocionante, e triste do jeitinho que imaginei - até melhor por sinal - foi a morte do Cinna. Nossa, me emocionou e encheu meus olhos de lágrima. Bom, meus olhos encheram de lágrimas quase todas as partes depois que eles entraram nos jogos. Fora o vestido de noiva que vira um tordo preto. Nossa foi sensacional!





E o que foi aquela Johanna? Jena Malone consegui interpretar muito bem a personagem mais louquinha, sarcástica, engraçada e esnobe do livro. A cena que todo mundo estava esperando - pelo menos eu - dela nua no elevador conseguiu ser mais hilária do que eu imaginava. Ela pedindo ao Peeta para abrir o zíper e a cara da Katniss, meeeu, foi de dar gargalhadas, rs.



Finnick, meu segundo personagem favorito - o primeiro com certeza é o Peeta *-* - também não ficou para trás. O ator Sam Claflin conseguiu esbanjar seu charme e simpatia como o personagem.



Ah, uma coisa que eu descobri indo assistir ao filme. Jogos Vorazes é um filme somente para os fãs da trilogia, pessoas que leram ao livro, porque olha, o que eu tive que explicar para minhas amigas - que não leram o livro - em algumas partes... rs. Mas, de verdade... eu entendo, pois quando assisti Jogos Vorazes, tinha muitas coisas e alguns detalhes que eu não entendi, só fui entender quando li o livro.
Todas as armadilhas, como o gás com veneno, os macacos, e os pássaros torturando Finnick (com a voz de sua amada Anne) e Katniss ( com a voz de Prim e Gale), foi de uma tecnologia imensa, cheio de efeitos especiais.


O que não deixou a desejar, foi o desenrolar do relacionamento de Katniss com o Peeta. O que é óbvio que Katniss está confusa dos seus sentimentos por Gale e Peeta no livro, e deu pra perceber muito bem isso no filme. A cena que eu amei no livro, e amei no filme é a parte em que eles conversam na beira da praia e Peeta diz que vai protege-la até o fim e dá o medalhão com a foto da mãe dela, da Prim e do Gale. É quando ele diz: "Não tenho ninguém que se importe comigo", mas Katniss rebate: "Eu me importo com você" e os dois se beijam.  Ahh, fui aos suspiros de tão lindo que foi! E ai, ela enxerga que o que ela realmente sente por ele. Fora a pérola que Peeta deu pra ela ( que acompanha ela em Esperança o livro todo).



Nos minutos finais do filme eu nem conseguia piscar de tão envolvida que fiquei nas cenas. Desde que Johanna ataca Katniss até Finnick dizendo: "Lembre quem é o inimigo". E a explosão.
Katniss sendo levada como morta e abrindo os olhos e descobrindo que Peeta ficou, e entrando em desespero. Foi tudo muito rápido o final, mas totalmente satisfatório. O final sem dar muitas informações e igualmente finalizado como o livro, com a última frase dita por Gale: "Katniss, não existe mais distrito 12."
Suspirei e pensei: Superou todas as minhas expectativas!!!
Ficou lindo, adaptação perfeita, nada para reclamar! E para quem ainda não assistiu, não perca seu tempo e vá logo ao cinema conferir, o filme está exuberantemente perfeito!



Agora, ansiosa para ESPERANÇA! Bom, é isso minha gente! 




2 comentários

  1. Oi Ana, tudo bem?
    Eu também amei o filme, foi uma ótima adaptação e você expressou bem tudo o que eu senti ao assistir o filme, agora estou ansiosa pelo terceiro <3 <3
    Beijos e parabéns pela resenha =D

    citacoesdeumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Fran! *-*A adaptação ficou tão perfeita, que eu fiquei impressionada, sério! hahaha
      Nossa, ansiosíssima, #chegalogonovembro
      Beeeijos e muito obrigada! ;*

      Excluir