Resenha: "Anjo Mecânico - As Peças Infernais" - Cassandra Clare


Anjo Mecânico

Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Título Original: Clockwork Angel: The Infernal Devices
Gênero: Fantasia / Jovem Adulto / Literatura Estrangeira
Páginas: 392
Ano: 2012
Sinopse: Tessa Gray tem um anjinho mecânico pendurado no pescoço, um presente de família do qual nunca se separa. O tique-taque do pingente faz com que ela se sinta segura junto à lembrança dos pais, que já morreram. Mal sabe Tessa que esse barulhinho muito em breve vai se tornar o odioso som de um exército comandado por forças do Submundo. Com os Caçadores de Sombras e seu recém-descoberto poder sobrenatural, ela enfrentará uma guerra mortal entre os Nephilim e as máquinas do Magistrado, o novo comandante das trevas na Londres vitoriana.



As Peças Mortais é uma trilogia que antecede os acontecimentos de Os Instrumentos Mortais e se passa em uma Londres de 1878. 
Theresa Gray - mais conhecida como Tessa - é uma garota americana que após a morte de sua tia, recebeu passagens do seu irmão mais velho, Nathaniel Gray, só de ida para a incrível Londres. Pronta para viver uma nova vida com seu irmão - sua única família -, Tessa chega em Londres e ao invés de encontrar seu querido irmão, se depara com duas senhoras completamente peculiares e sombrias, conhecidas como sra. Dark e sra. Black. As irmãs mostram um bilhete de Nate, que dizia a Tessa para que ela confiasse nas "Irmãs Sombrias", então, Tessa acompanha as irmãs e, tarde demais, percebe que elas não eram quem diziam ser - conhecidas de Nate -, mas sim, sequestradoras. E, se Tessa não fazer o que as irmãs pedirem, seu irmão irá morrer. 
Conforme os dias vão se passando, Tessa descobre que as Irmãs Sombrias são na verdade feiticeiras e acreditam que ela possui um dom poderoso e ordenam e ensinam Tessa a usa-lo, para que, futuramente, elas possam entregar Tessa ao Magistrado. 
O dom de Tessa permite que ela se transforme em qualquer pessoa, viva ou morta, apenas tocando um objeto que pertença a esta pessoa. Conforme Tessa vai praticando, ela percebe que, além de se transformar, ela consegue ter acesso a pensamentos e lembranças da pessoa, o que acaba lhe cansando mentalmente e fisicamente.

Que estranho era deter o poder de literalmente se transformar nos outros e, no entanto, ser incapaz de se colocar no lugar deles.

Por outro lado, temos o rebelde Will Herondale -um Caçador de Sombras em uma de suas missões -, que acaba encontrando Tessa e levando ela para o Instituto. Lá, Charlotte - a "diretora" do local - fica intrigada e maravilhada com a habilidade incomum de Tessa e acaba chamando os Irmãos do Silêncio para descobrir o que a garota é. Sem sucesso, eles acabam classificando ela como uma feiticeira, que era o mais perto do que eles chegaram.
Como Tessa está correndo perigo, pois as irmãs sombrias deixaram bem claro que o magistrado está atrás dela e de seus poderes, Tessa acaba ficando sob proteção dos Caçadores de Sombras, que acabam se envolvendo em uma caça mortal, onde o Magistrado fará de tudo para ter Tessa. Com isso, a Lei é quebrada e os Caçadores das Sombras se deparam com uma criatura nunca vista e irão fazer de tudo para desvendar esse mistério e acabar com essa guerra sangrenta.

- Isto é um assunto de Caçadores de Sombras - disse Will. - Nós fazemos a Lei, e a sustentamos. A ajuda que nos deu até agora foi inestimável, mas não pedimos mais de você.
Magnus encontrou os olhos de Tessa por cima do ombro de Will; seu olhar era oblíquo.
- O orgulhoso isolamento dos Nephilim. Usam você quando é necessário, mas não suportam compartilhar uma vitória com membros do Submundo.

O livro é narrado em terceira pessoa e pra quem já leu Cassandra Clare, segue a mesma narrativa das suas obras anteriores. Além do ponto de vista da personagem principal - Tessa -, temos o ponto de vista dos personagens coadjuvantes também. E, como já disse em praticamente todas as minhas resenhas dos livros da Cassie, eu amo isso na narrativa dela, além de ficarmos sabendo todos os lados e pensamentos dos personagens, consequentemente, acabamos ficando mais próximos dos personagens. E tenho que dá os meus parabéns a tia Cassie por nos descrever uma Londres vitoriana com uma mistura de real e irreal, com suas igrejas antigas, pontes, ruas com paralelepípedos e praças, detalhando tudo de uma forma incrível.

E a Cassie tem uma queda por triângulos amorosos - isso é fato -, então, aqui vamos nós nos aventurar com Tessa, Will e Jem.
Will Herondele é um Caçador das Sombras intitulado por todos como  rebelde. Completamente lindo, dono dos olhos azuis mais encantadores, ele também é conhecido por ser arrogante, mal-humorado, com uma língua afiada e totalmente sarcástico. Filho de um Caçador das Sombras com uma mundana, foi criado fora do mundo dos Nephilim até os 12 anos, onde decidiu abandonar os pais e seguir sua vida de Caçador das Sombras. Desde então, virou parabatai de Jem e segue distribuindo seu ódio matando demônios e falando coisas desagradáveis. Logo que conhece Tessa, é visivel que ambos se encantam um pelo outro profundamente, porém, Will com seu jeito só afasta Tessa. É bem visivel também que ele esconde um segredo obscuro, que o tortura profundamente.

- Você nunca ri - disse ela. - Comporta-se como se tudo fosse engraçado, mas nunca ri. Às vezes sorri quando acha que ninguém esta prestando atenção.
Por um instante, ele ficou em silêncio. Em seguida disse:
- Você - disse ele, meio relutante. - Você me faz rir. Desde que me atingiu com aquela garrafa.
- Era um jarro- corrigiu Tessa automaticamente.
Os lábios de Will contraíram para cima nos cantos.
- Sem falar no jeito como sempre me corrige. Com esse olhar engraçado quando o faz.

Temos também Jem Carstairs, um adolescente que perdeu os pais por um ataque de demônios, deixou sua cidade na China e veio para o Instituto de Londres, que foi a cidade natal de seu pai. Jem é a pessoa mais sensata, cativante e encantadora, totalmente o oposto do seu parabatai, Will. Porém ele sofre com uma misteriosa doença e o que o faz se esquecer é afogar seus medos e temores tocando seu violino. Pelo menos, era, até ele conhecer Tessa.

- Seja como você for fisicamente - disse ele -, homem ou mulher, forte ou fraco, doente ou saudável, tudo isso importa menos do que o que há em seu coração. Se tiver a alma de um guerreiro, você é um guerreiro. Independentemente da cor. da forma, do tom que a envolve, a chama do lampião permanece a mesma. Você é essa chama. - Ele então sorriu, parecendo ter voltado a si, ligeiramente envergonhado. - É nisso que eu acredito.

Eu sou completamente chata em relação a triângulos, eu me irrito facilmente. Porém estamos falando da tia Cassie e ela é maravilhosa no que faz. Tessa é uma personagem firme, certa no que quer e isso é o que me faz gostar dela. Então vemos  dois parabatais completamente opostos encantados de formas diferentes por uma "membra do submundo". Cassie nos envolve de uma forma tão profunda com diálogos incríveis e bem construídos , que é impossível não ama-los e torcer por eles.
Já os personagens secundários só melhoram a história como Charlotte, que é uma Fairchild, uma personagem forte e de longe, uma das minhas favoritas; ela e seu marido Harry cuidam do Instituto de Londres, porém vivem um drama. Já Jessamine Lovelace, é uma Caçadora das Sombras que odeia fazer parte desse mundo e irá aprontar e de certa forma, nos cativar... Também temos a amavel criada Sophie, o encantador Thomas e entre outros personagens, que nos encantam a cada virada de páginas.
Também temos a participação de personagens queridos - e outros nem tão queridos - dos livros TMI (The Mortal Instruments), como Magnus, Camille e Ragnor, nos fazendo conhece-los mais profundamente. Amei conhecer o Magnus de 1878 e perceber que eu realmente sou apaixonada por ele. <3 

— Pulvi setum brasumus. Uma frase de Horácio. Somos pó e sombras. Adequado, não acha? — disse Will. — Não é uma vida longa, a que se leva matando demônios; tende-se a morrer cedo e então queimam nossos corpos. Do pó ao pó, literalmente. E então desaparecemos nas sombras da história, nem uma marca na página de um livro mundano para lembrar que sequer existimos um dia.

O final - como todos os livros da Cassie - é de arrancar suspiros. Na verdade, não só o final, mas sim o livro todo. Cheio de mistério, suspense, traições e batalhas épicas, com um vilão que nós só descobrimos nos momentos finais, nos deixando completamente surpreendidos!
Anjo Mecânico é um livro que é essencial para quem já leu Os Instrumentos Mortais, pois nos faz entender muitas coisas que são citadas nos livros e que ficaram em aberto e que iremos entender lendo Os Artifícios das Trevas. E, pra quem ainda não leu TMI, fica minha dica de começar lendo esse.
Eu amei o primeiro livro e já mergulhei na sequência dos livros, "Principe Mecânico", que logo, logo trago a resenha  (:



Nenhum comentário

Postar um comentário