Resenha: "Para Onde Ela Foi", Gayle Forman


Para onde ela foi

Autor(a): Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 240
Gênero: Ficção norte-americana
Título Original: Where She Went
Ano: 2014
Sinopse: Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos não em milhas, não em continentes, não em anos , e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado. Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce.






Estava absolutamente desesperada para ler a continuação de "Se Eu Ficar" - eu e metade do mundo. Então, depois de uma tremenda caçada na internet localizei em pdf - foi realmente muuuito difícil -pra logo em seguida, acabar comprando o livro, rs!
Mas enfim, faz uma semana que li o livro e, realmente eu entrei numa ressaca literária do caramba!
Se "Se Eu Ficar", mexeu com o seu psicológico, "Para Onde Ela Foi", vai acabar com as suas estruturas emocionais. Pelo menos foi assim que eu me senti ao virar a última página.

O livro é narrado três anos depois que Mia acorda do coma e deixa Adam. Sim, Mia deixa ele e segue sua vida, virando uma grande estrela formada pela Juilliard, como também a banda de Adam, Shooting Star, acaba sendo conhecida mundialmente.
Para Onde Ela Foi, é narrado pelo ponto de vista de Adam. Depois de ser abandonado por Mia, Adam ficou amargurado, dependente de cigarro, remédios e descobriu que ficava em pânico no meio da multidão. Além de todas as crises e vicios, Adam também acabou se distanciando de todos da banda, proibiu que o nome de Mia fosse citado em qualquer situação e ainda mais, acabou sendo o alvo de paparazzis, sendo perseguido e chamado de "rockeiro selvagem", coisa que não lhe agradava muito.

Acabei percebendo que há uma grande diferença entre saber que algo aconteceu e saber por que aconteceu, e acreditar nisso.
Por que, quando ela cortou o contato, sim, eu sabia que havia acontecido. Mas levei um longo, longo tempo para acreditar.

Adam tinha uma entrevista em Nova York e logo em seguida, seguiria para Londres para começar uma nova turnê para divulgar o novo cd. Ele não fazia ideia do quê o destino lhe reservava.
Andando pelas ruas de Nova York, Adam se depara com o concerto de Mia. Eles estão vivendo suas vidas separados, até que seus caminhos se cruzam e Adam finalmente pode fazer todas as perguntas que corroeram seu coração nos últimos três anos.
Logo depois que Adam e Mia se encontram, os dois passam a noite juntos andando pelas ruas de Nova York, fugindo de paparazzis, visitando pontos turísticos e lugares onde Mia viveu nos últimos anos, e claro, as perguntas que foram lhe assombrando nos últimos anos, são finalmente respondidas.
O que também é totalmente comovente e lindo, são os flashs de Adam, que ocorrem no decorrer da estória, onde são relatados os primeiros momentos logo apos a Mia acordar, as fisioterapias, sua luta para conseguir iniciar na Juilliard. Entendemos que sua decisão de ficar, foi apenas o começo da dor e da batalha que ela iria enfrentar na vida, e o grande adeus e a depressão que segue na vida de Adam.

- Largar não é dificil. Decidir largar é dificil. Quando você decide, o resto é fácil.
- Sério? Foi assim que você me largou?
E, do nada, sem pensar antes, sem discutir comigo por dias, eu solto.

Eu não poderia imaginar que uma estória ou um personagem iria mexer tanto com o meu emocional.
Eu me apeguei tanto ao Adam, que a dor dele acabou se tornando a minha. E apesar de Se Eu Ficar, ser um livro absolutamente cheio de perdas,e ter uma estória linda de esperança, eu me vi mais tocada pela estória da desilusão de Adam.
Eu me vivenciei cada sentimento de tristeza, de dor, de raiva. de chorar e de desespero junto à ele. Foi surreal a sensação de ler esse livro.

[...] E não estou em condições de responder, porque estou chorando. Não percebo até sentir o gosto de sal nos meus lábios. Não me lembro da última vez que chorei, mas, quando aceito a humilhação de me derramar como um bebê, as comportas se abrem e estou soluçando agora, na frente de Mia. Na frente da droga do mundo todo.

Não quero me estender na resenha, e muito menos dar spoilers. O livro é tão lindo, que a melhor sensação que tive foi poder devorá-lo do começo ao fim.
O livro é narrado em primeira pessoa, e Gayle Forman desenvolve o livro de uma forma tão maravilhosa, ela conseguiu envolver e mostrar a perda, raiva e o amor de um jeito tão intenso e agridoce, que foi difícil desapegar da estória e dos personagens - por isso a ressaca literária.

[...] e parece mais do que uma coincidência. Parece um presente. Deles. Para meu primeiro recital na vida, eles me deram um violoncelo. E, para este, me deram você.
Todo o meu corpo se arrepia.
Ela rapidamente limpa as lágrimas com as costas da mão e respira fundo.

Para Onde Ela Foi, é cheio de dor, perda, perdão e amor. Com um final lindo de fazer sorrir em meio as lágrimas.
É o tipo de livro que fica marcado na vida de um leitor.


Classificação:  


E não posso terminar essa resenha, sem comentar sobre a  música que Adam cita no livro em uma parte linda da estória:

[...] daí, é "Chicago", do Sufjan Stevens, uma música que eu amava, mas parei de ouvir porque mexia comigo.
Logo que ele citou e eu vi que a cena seria linda, parei de ler na hora, abri o Google no celular, procurei a música, conectei o fone de ouvido, apertei play e... voltei a ler. Simplesmente fiquei sem fôlego.
Precisei compartilhar isso com vocês, espero que vivenciem essa experiência, vocês que irão ler... É sensacional!

Eu a deixei ir. Deixei mesmo. Mas lá está ela. Bem na minha frente.
- Achei que tivesse te perdido.


Confiram a música:



O que acharam da música? É apaixonante, não?!
Deixem seus comentários se já leram, ou se vão ler... Estou curiosa para saber como foi a experiência de vocês lendo Para Onde Ela Foi. (;
Enfim, espero que tenham gostado!
Amei escrever essa resenha, amei mesmo.

Beijos,
Ana Gomes xx


2 comentários

  1. Oi, eu peguei o livro ontem pra ler e bom terminei ontem também...
    Eu fiquei presa naquele redemoinho de emoções, chorei com ele, senti a dor com ele, foi algo muito intenso. Eu me apaixonei por esses dois livros. E ainda não superei tanta emoção. Me apeguei muito ao Adam e fiquei feliz por ele. Logo ao terminar o livro secar as lágrimas eu me senti leve....

    "Sinto aquela calma que segue um choro...."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Gayle Forman nos faz viver um redemoinho de emoções!! Com certeza para todos que leram "Se Eu Ficar" e "Para Onde Ela Foi", sempre terá os dois livros no coração de tão lindo que é!
      Obrigada Caah, pelo comentário <33
      Beijos e volte sempreee ;*

      Excluir