Resenha:"A Fúria dos Reis - As Crônicas de Gelo e Fogo" (livro #2)

















.





















Autor:George R.R Martin
Editora: Leya
Páginas: 656
Ano: 2011
Sinopse: Um cometa da cor do sangue e fogo atravessa o céu. E a partir da cidade antiga de Dragonstone às margens proibidas de Winterfell, reina o caos. Seis nações lutam pelo controle de uma terra dividida e pelo Trono de Ferro dos Sete Reinos, preparando-se para o embate através de tumulto, confusão e guerra. É um conto em que irmãos conspiram contra irmão e os mortos se levantam no meio da noite. Neste lugar uma princesa se disfarça como um garoto órfão, um cavaleiro espiritual prepara um veneno para uma feiticeira traidora, e homens selvagens descem das Montanhas da Lua para devastar o campo de batalha. Com um pano de fundo incesto, alquimia e assassinato, a vitória pode chegar aos homens e mulheres possuidores do aço mais frio … e corações mais gelados. Quando há um confronto entre reis, toda a terra treme.        



Depois da morte de Ned Stark e Robert Baratheon, os Sete Reinos cai.
Sendo assim, surgem 4 reis: Stannis Baratheon, o irmão mais velho - e real herdeiro do Trono de Ferro -, mas odiado por todos; Renly Baratheon, irmão mais novo do Rei, sem direito algum pelo Trono, mas querido por muitos e é o que tem mais seguidores; Também tem o Joffrey, o bastardo - já que ele é fruto de um relacionamento fora do casamento e acima de tudo, de um incesto -, que é o "real" Rei dos Sete Reinos, mas é tão novo e insignificante - e detestável -, que só faz besteiras e também não é muito amado pelos
Sete Reinos;  E por último - mas não menos importante - Robb Stark, elegido Rei do Norte ( e meu favorito! "Viva ao Rei do Norte!" <3 hahahaha).
O livro tem esse nome, A Fúria dos Reis, por causa de toda essa divisão, os 4 Reis, passam a maior parte do livro juntando cavaleiros e guerreiros para travar uma guerra entre eles para derrubar, um por um, até ter um grande vencedor, para tomar para si, o Trono de Ferro. O que nos deixa cada vez mais presos à história, querendo desesperadamente saber quem afinal irá conquistar o Trono. ( O que acaba sendo uma grande "surpresa"!!)

Além de toda essa guerra entre os Reis, tem as histórias à parte de personagens coadjuvantes - que eu amo -, como Arya Stark, que depois de ver a morte do pai, é pega por Yoren - um dos homens da Patrulha da Noite -, que sabe que ela é Arya Stark e diz que irá deixa-lá em Winterfell -, mas faz com que todos acham que ela é um garoto. Nessa ida, Arya conhece Gendry, que é o bastardo de Robert Baratheon, que Cersei Lannister está caçando para poder matar. Eles acabam virando amigos e juntamente com Torta Quente, outro garotinho, que também estava à caminho da Muralha, acabam passando por cada coisa, desde perdas até fugas engraçadas ( ri muito com algumas capítulos da Arya).
Tem também a Sansa Stark, a única que ficou no Reino, e mesmo eu não sendo muito chegada a personagem, fiquei um pouco com pena dela. Ela passa a maior parte do livro apanhando dos guardas de Joffrey e algumas vezes sendo defendida pelo Cão de Guarda. Ela até conseguiu fazer com que eu sentisse uma certa impatia por ela nesse livro.

Que sua espada se parta e o escudo se estilhace,pensou Sansa friamente enquanto atravessava as portas à força, que a coragem lhe falte e todos os homens o abandonem. - Sansa Stark

Daenerys Targaryen, com os seus Dragões, continua cada vez mais distante dos Sete Reinos, mas não perde sua sede de tomar o seu Reino de volta. Os seus capítulos são repletos de dragões, feitiçaria, magos e muitas coisas fantasiosas - que eu nem gosto, né?! Hahaha
Também tem o Jon Snow, que se junta com alguns patrulheiros e vão para lá da muralha, onde aparecem os selvagens e os Outros - que me deixaram compulsivamente louca para devorar as páginas e chegar no Jon novamente, rs.

No fim das contas, há magia para lá da muralha.- Jon Snow

E não posso ficar sem citar o magnífico Tyrion Lannister.  Para os fãs do Meio-Homem, esse livro é dele. Eu já gostava do personagem, mas depois desse livro, fiquei absurdamente cativada por ele. Tyrion tem uma mente poderosa, ninguém imagina ao olhar para ele, mas o Anão-Duende (e entre tantos outros apelidos), acaba derrubando muitos a sua volta... E claro, arrancando muitas risadas com seus sarcasmos e ironias.


Além de todos esses personagens(e olha que não citei todos, são muuuuuuitos, que às vezes ficava até meio perdidinha... até decorar todos foi difícil, rs), tem a chegada de mais dois personagens que ganham capítulos principais: Davos, que era um contrabandista e foi transformado em Cavaleiro por Stannis Baratheon - depois de ele cortar a ponta de seus dedos como punição. E Theon Greyjoy, um personagem já conhecido, amigo e "protegido" dos Stark, acaba tendo um grande crescimento na história. (Não sou muito fã do personagem, achei desnecessário um capítulo para ele. Preferiria um só para o Robb Stark.)
O livro foi tão bem escrito, que cada capítulo de alguma forma se liga, cada batalha, cada vitória e derrota.
E eu necessito citar isso: eu sou ridiculamente apaixonada pela escrita detalhada do George R.R Martin. O livro é cheio de detalhes do começo ao fim e é esses detalhes, que me faziam viajar na leitura. Eu posso estar lendo em qualquer lugar, mas mesmo assim, me sinto dentro do livro, no meio dos dragões, dos Sete Reinos... Enfim, agora eu consigo entender o porquê desse livro ter chegado onde chegou.

Sem muitos rodeios e spoilers, A Fúria dos Reis, é um livro que não fica caidinho em momento algum. Tem irmãos contra irmãos, Reis contra Reis, guerras, sangue, mortes, cabeças rolando, romances, sexo, feitiçaria, fantasia, dragões, selvagens, corvos, alianças formadas, Tronos perdidos e roubados, órfãos e bastardos, mortos que caminham e muito, muito frio!
Para quem amou o primeiro livro, vai ficar mais obcecado ainda pela história.  E sem falar do final do livro, é de deixar qualquer um louco pela sequência. (Foi o que aconteceu comigo!!)


Classificação:





2 comentários

  1. Se a sua intenção era deixar seus leitores loucos pra ler o livro, parabéns! Seu objetivo foi atingido com sucesso! haha
    Muito bom Aninha :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, foi meio que essa a intenção! É muuuuuito perfeito esse livro *ww*
      Hahahahahahahahaha

      Excluir