Resenha: "Queria Que Você Estivesse Aqui" - Francesc Miralles



Autor: Francesc Miralles
Editora: Record
Páginas: 256
Ano: 2010
SinopseEm QUERIA QUE VOCÊ ESTIVESSE AQUI, Daniel é um bem-sucedido arquiteto na insólita e misteriosa Barcelona. Além de morar na cidade ideal para os amantes da arte, ele vive um romance aparentemente perfeito. Mas no dia de seu aniversário de 30 anos, sua amada o abandona abruptamente. Em pleno naufrágio emocional, sua tábua de salvação é o CD de Eva Winter. Uma cantora quase desconhecida, que vive e atua em Paris. 

O mimo, presenteado por uma das poucas amigas que guarda da época da faculdade, logo se transforma em obsessão. Com o título Queria que você estivesse aqui, cada faixa parece descrever, nos mínimos detalhes, sua vida e suas emoções. Uma delas, ‘Flores na névoa’, tem como protagonista um jovem arquiteto que, depois de sofrer um desengano amoroso, cruza a fronteira em busca de uma misteriosa cantora.

Intrigado, Daniel toma uma decisão: sem avisar ninguém, parte para Paris em busca desta enigmática artista, que parece conhecê-lo melhor do que qualquer outra pessoa. Enquanto descobre a própria identidade — e talvez o amor de sua vida —, começa a suspeitar que a coincidência entre as letras e sua trajetória não tem nada de casual.




Queria Que Você Estivesse Aqui” me ganhou pela maravilhosa capa, preço (R$9,90 na Lojas Americanas), sinopse e claro, por citar Pink Floyd (Wish You Were Here, uma das minhas músicas preferidas da banda).

O protagonista da história se chama Daniel. Desde a infância, nunca teve sorte com as mulheres. Durante sua adolescência teve diversas desilusões amorosas até chegar em Desireé. Daniel se tornou um arquiteto que acabou de completar seus 30 anos, mas essa idade não chegou lhe trazendo boas notícias, sua namorada acaba o largando para ficar com seu “amigo”. Daniel acaba ficando totalmente depressivo.  
No meio de tanta depressão, Daniel acaba se apegando a um disco que sua melhor amiga, Marta lhe deu de presente de aniversário intitulado como: Queria Que Você Estivesse Aqui, da cantora Eva Winter.
Conforme escutava o disco, mais ficava intrigado, pois as letras eram totalmente detalhes de toda a sua vida. Cada faixa do disco tinha uma parte de sua infância, adolescência até a sua vida adulta.
Daniel acaba ficando obcecado pela tal cantora, que acaba indo até Paris – cidade onde a cantora mora – para descobrir o porquê de tanta coincidência.

 “De qualquer forma, havia muitas afinidades entre aquele disco e minha biografia. Não podia ficar de braços cruzados. Se Eva Winter era minha alma gêmea, queria investigar tudo o que fosse possível sobre ela.


Quando Daniel chega em Paris, eu imaginei que o mistério iria ficar em torno dessa procura pela Eva e que iria ser uma romance lindo e fofo, mas não. Ele acaba chegando na cidade, entra numa briga logo quando está no show da Eva, acaba sendo assaltado, fica sem dinheiro e acaba hospedado na cada da cantora. Sim, ele encontra a Eva, fica amigo dela, que para sua surpresa não é famosa, faz shows em barzinhos meia boca e mais, não canta tão bem como no disco...
Os dias em Paris, geram até algumas risadas com as situações que Daniel passa, mas o ponto todo da história está ligada em outra coisa: o livro O Jardim Secreto, que Daniel acaba encontrando em cima de uma mesa em um café parisiense. Nesse livro, no marca página, há um e-mail e Daniel passa a maior parte do livro – que não é muito longo – trocando e-mails com uma tal de Mary, que é o nome da personagem principal do livro que ele encontra.
Eles ficam marcando encontros para que o Daniel encontre ela no Jardim Secreto. Juro que fiquei muito intrigada para descobrir quem era essa tal Mary, mas o pior de tudo era o Daniel e as suas deduções de quem era a Mary.

O enredo todo da história em si, é super legal. Gostei das aventuras que Daniel passa na cidade Luz – mesmo o livro não sendo muito detalhado.
Gostei muito da personagem Eva Winter. Com certeza, minha personagem preferida na história, que foi crescendo a cada virada de página. Eu meio que gostei e não gostei do seu final.

Quando Eva terminou o tema com um lento acorde em fá, os presos a premiaram com uma ovação entusiasmada. Senti como as lágrimas lutavam para sair e não fiz nada para segurá-las.
Aquela foi a primeira vez que chorei ao ouvir Eva Rodrígues.”

O livro é narrado em primeira pessoa, a escrita do autor é fácil e muito rápida, talvez seja esse o ponto negativo do livro: os detalhes. Senti muita falta deles. Esse foi o principal motivo por eu não ter gostado do final do livro, a falta de informação, o fim oco. Ficou um ponto de interrogação beeeem grande com o fim do livro. Fiquei absurdamente indignada com o final e irritadíssima com o autor.
 “ – Gostaria muito de vê-lo.– E a mim que o visse – suspirou. – Queria que você estivesse aqui.”

Os momentos finais do livro foram surpreendentes, o mistério da garota dos e-mails e das letras das músicas foram revelados. E surpreendentemente se ligam em uma só pessoa.
O mistério foi bem criado e a revelação nem passou pela a minha cabeça, somente nos momentos finais mesmo.
O que posso dizer sobre o livro “Queria Que Você Estivesse Aqui” é, se você espera uma história de amor, não leia. Agora, se você gosta de drama e suspense com uma pitada minúscula – mais bem minúscula mesmo – de romance, esse livro é pra você.


Classificação:   





4 comentários

  1. Ai Deus acho que já passou uma hora que estou "folheando" seu blog, e não deu outra, tive que favoritar pra voltar sempre! Amei tudo: layout, as resenhas, os livros que você lê (e principalmente a facilidade pra baixá-los >.<)...
    Também tinha meu cantinho mas acho que por falta de motivação acabei desistindo, mas a saudade é tanta que passo horas fuçando a blogosfera procurando blogs legais como o seu pra babar, hahaha...
    Eu amo escrever e sou ainda mais louca-paranóica por leituras. Leio tudo que aparece na minha frente e se gostar leio mil vezes sem me cansar e senti uma empatia tremenda lendo suas resenhas.
    Enfim, falei demais. Continue assim xará! Vou estar sempre de butuca nos teus posts hahahaha
    Beeeijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awwwwn , sério?!
      Nossa Clara, muito, muito obrigada mesmo! Você é muuuuuito fofa e quando li seu comentário fiquei muitíssimo feliz, sério! Ganhei meu dia *-*
      Que bom que você gostou do meu mundinho... Eu já tive 3 blogs (contando com esse) e os outros dois não deram mt certo, acho que não era a hora certa e pq eu tbm não tinha uma linha pra seguir... hj dedico a minha paixão pelos livros e aos poucos está acontecendo! *-*
      Desejo muito que vc volte pra essa vida de blogueira e tenha muito sucesso!
      Te agradeço de td coração pelo carinho <33
      (Agora quem escreveu demais fui eu! Hahaha)
      Beijos, e volte sempre ;* ♥

      Excluir
  2. Rá, de nada mas só falei a verdade.. :D
    Voltei hoje e vou voltar sempre kkk
    ~ah! te chamei de xará porque tem um Ana antes do Clara. Mas todo mundo esquece. Até eu. hahaha~

    ResponderExcluir
  3. Ahhh, obrigada mesmo assim! ^-^Hahahaha
    Awwn, que bom Clara, vou aguardar sempre então seus comentários <33 hahaha
    Ai que legal, xará! o/ Uhuuuuuuul
    O meu caso é ao contrário, meu nome é Ana Claudia, mas todos esquecem o Claudia - e eu também não gosto mt, kkkk
    Beeeijos, florrr ;* ♥

    ResponderExcluir