Resenha: "Divergente" - Veronica Roth


Divergente

Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco
Páginas: 502
Ano: 2012
Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.




Divergente, foi um livro que li de última hora. Tudo porque o livro das Crônicas de Gelo e Fogo não chegava (nunca mais compro online pela Saraiva!).
MAS, foi a melhor coisa que me aconteceu. Eu ainda não havia assistido ao filme – sabia que ia ler então decidi ler primeiro, pra depois ver o resultado nas telinhas.
Divergente foi uma surpresa, eu até me surpreendi com a rapidez que devorei o livro. A história me prendeu do começo ao fim e estou com dor no coração, porque ainda não li a frequência! Tudo por falta de tempo e claro, a fila de livros está grande hahaha Mas até o fim do ano – se Deus quiser, haha – eu leio a trilogia!

Divergente, conta a história de Beatrice Prior, uma garota de 16 anos, que vivi em uma Chicago futurista onde é dividida em 5 cinco facções, cada uma delas com deveres na sociedade e costumes: a Abnegação, a Amizade, a Audácia, a Franqueza e a Erudição.
Beatrice vive na Abnegação juntamente com a sua família. A Abnegação, nada mais é, que uma facção altruísta, que sempre pensa e ajuda ao próximo antes de si mesmo e não tem vaidade alguma.

“Os testes não precisam mudar nossas escolhas.”

 Todos os jovens aos 16 anos, devem passar por um teste de aptidão – como um teste vocacional –, onde eles escolhem se continuam em sua facção com as suas famílias ou mudam para uma nova vida.
Em seu teste, Beatrice acaba passando em três facções: Abnegação (os altruístas), Audácia (os corajosos, que pode se dizer, que seriam “policias”, que protegem a cidade) e Erudição (os inteligentes, os advogados da vida haha).
O teste é aplicado por Tori, membra da Audácia, que acaba alertando Beatrice de que seu teste foi inconclusivo, ou seja, ela é uma Divergente. Coisa que ela não pode dizer a ninguém, nem mesmo para seus pais, pois poderia causar sua morte.
Totalmente assustada, Beatrice tem que fazer a escolha que irá mudar a sua vida. Tudo o que ela sabe, é que deve manter em segredo a sua divergência, mas na cerimônia acaba escolhendo a Audácia, a facção dos corajosos.

“Dividiram-se em cinco facções que procuravam erradicar essas qualidades que acreditavam ser responsáveis pela desordem no mundo.— Os que culpavam a agressividade formaram a Amizade.— Os que culpavam a ignorância se tornaram a Erudição.— Os que culpavam a duplicidade fundaram a Franqueza.— Os que culpavam o egoísmo geraram a Abnegação.— E os que culpavam a covardia se juntaram à Audácia.
— E os que correspondiam a vários requisitos eram chamados de “Divergentes”.


Depois dessa escolha, tudo muda. Mesmo indo para outra facção, para entrar nela verdadeiramente, ela acaba passando por vários testes medonhos.
Ao chegar na Audácia, seu nome passa a ser Tris Prior, mas acaba sendo apelidada por Quatro, como Careta.
Nada é fácil na Audácia, os teste para entrar são difíceis: lutas corpo a corpo com seus “amigos”, a competitividade entre os participantes são tão grandes, que muitas mortes acabam acontecendo e também tem os teste em suas mentes, e esses são os piores, pois acabam colocando a sua vida em risco, já que são esses testes, que acabam entregando sua divergência.
Além do suspense todo que envolve a divergência de Tris, o livro é repleto de ação: pessoas pulando de trens em movimento, pulando de prédios, escalando e saltando de tirolesa e é narrado pela Beatrice de uma forma tão envolvente, que em muitas vezes eu me senti na história, vivenciando cada momento.

“A paz é contida; Isso aqui é liberdade.”

O que é legal também, é que a história não fica só na Tris, tem seus personagens secundários que enchem a história, como: a Cristina, Will, All, Eric, Peter... Todos bem construídos e enchem mais ainda a história.
Além de todo o segredo da divergência de Tris, e alguns oponentes ficarem atormentando ela durante todos os testes, a Erudição começa a atacar a Abnegação, para que não exista mais essa facção, então é ai, que a grande "guerra" e adrenalina começa, deixando o livro mais deliciosamente envolvente.

O livro é narrado em primeira pessoa, a escrita da autora é sensacional, fácil de compreender e envolve a gente de uma forma tão grandiosa, que devoramos capitulo após capitulo.
E o que não falta, é claro, é a pitada de romance feita de uma forma linda e serena. Sem ser muito apelativo, o romance de Tris e Quatro – pessoa totalmente apaixonante – acontece aos poucos e cativa a gente a cada virada de página.

“O altruísmo e a coragem não são tão diferentes assim.”

Sem estender muito a resenha, o livro é adrenalina pura. Muitas escolhas, lutas, suspense, competitividade, mentiras, mortes, surpresas e um toque de romance. E o final? Tenho certeza que você vai ficar absurdamente louco pra ler a frequência. 
E se assistiu ao filme, leia. O filme ficou lindo, mas não tem os detalhes e a perfeição que é viajar nas páginas de Divergente.
Me apaixonei completamente, só me resta um tempinho pra continuar a sequência, rs!


Classificação:  




4 comentários

  1. tb ameiii esse livro! mas ainda nao li a sequecia rs são tantos livros q quero ler q fica complicado..e ameii a versão filme! rs essa serie promete ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, karina! Eu também não li a sequência ainda, mas quando tiver próxima da estréia de Insurgente, com certeza irei arranjar um tempo pra lê-lo!! haha
      Beeijos, volte sempre *-*

      Excluir
  2. Oi Ana, eu assisti o filme, mas ainda não li o livro. Tenho o mesmo problema que você: muitos livros! hehe
    Eu adorei o filme, ele é muito bom e se comparado as distopias que estão surgindo esse é o mais autêntico, na minha humilde opinião.
    Gostei muito da sua resenha e pretendo ler o livro em breve!
    Beijos ^^

    citacoesdeumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Fran, realmente a lista de livros só aumenta e o tempo só diminui hahaha
      Mas super indico ler, o livro é maravilhoso como o filme! *-*
      Beeijos ;*

      Excluir