Resenha:"A Guerra dos Tronos - As Crônicas de Gelo e Fogo (livro #1)


Autor: George R.R Martin
Editora: Leya
Páginas: 592
Ano: 2010
Sinopse: Em A guerra dos tronos, o primeiro livro da aclamada série As
crônicas de gelo e fogo, George R. R. Martin considerado o
Tolkien americano cria uma verdadeira obra de arte, trazendo
o melhor que o gênero pode oferecer. Uma história de lordes
e damas, soldados e mercenários, assassinos e bastardos,
que se juntam em um tempo de presságios malignos. Cada um
esforçando-se para ganhar este conflito mortal: a guerra dos
tronos. Mistério, intriga, romance e aventura encherão as páginas
deste livro.



Depois de séculos para iniciar a ler  esse livro, aqui estou eu, resenhando o 1° livro da série! Uhuuuuuuuuuul 
A minha demora para iniciar, foi por causa da grossura do livro e as letrinhas minúsculas, mas comecei a assistir a série - mas parei no episódio 6 -, ai decidi que estava na hora de tomar coragem e ler!
Uma palavra que define o livro: Épico.
Ler esse livro fez as minhas semanas serem mágicas. Não me arrependo nem um pouco por todas as páginas viradas - e olha que foram muitas -, as noites em claro e algumas risadas soltas dentro do metrô.
Simplesmente um dos melhores livros que já li. R.R Martin é um gênio das palavras.


Tudo começa, quando a Mão do Rei, Jon Arryn - o que faz tudo para o rei, enquanto ele bebe e se relaciona com prostitutas - morre. Então, Robert Baratheon - o rei dos Sete Reinos - vai a procura de sua nova Mão.
Todos em sua volta anseiam por esse cargo, mas Robert já tem sua escolha. Essa escolha se encontra no Norte, em Winterfell, onde mora Lorde Eddard Stark - mais conhecido como Ned, o Protetor do Norte.
Robert e Ned, são amigos há muito tempo e não tem ninguém nos Sete Reinos, que Robert confie mais. E é nessa aliança entre os dois, que geram conflitos, ódio, traições e poder, causando o início a Guerra dos Tronos.

"[...] Quando se joga o jogo dos tronos, ganha-se ou morre."


O livro é tão fantástico, que fiquei extremamente fascinada com a escrita do livro, com os imensos detalhes que me fizeram viajar pelas cidades do Sul e do Norte, e todo o encanto fantasioso que o autor passa no livro.
O livro é narrado em terceira pessoa, e o mais legal de tudo, cada capítulo é visto pelo ponto de vista de cada um dos personagens principais: Ned Stark, Bran, Catelyn, Tyrion, Arya, Sansa, Daenerys e o último - e meu preferido - Jon Snow.

"O verão está no fim e um inverno como o mundo nunca viu se aproxima."

O que mais vemos durante o livro é traição. Nossa, é uma atrás da outra e quem mais sofre é Ned Stark, que mesmo não querendo ser a Mão, aceita mesmo assim - e acaba arranjando muitos inimigos -, pra tentar descobrir todo o mistério por trás da morte de Jon Arryn, juntamente com a "ajuda"dos conselheiros. Mas, o que ele e todos os Stark não sabem, é que eles estão no meio de um ninho de cobras.

Além de todo o conflito em torno da coroa, vemos também algumas histórias que se seguem entre o Reino: o anão, Tyrion Lannister e sua força e ironia (que me cauram algumas risadas, rs). Daenerys Targaryen e Viserys, que são os últimos descendentes do Sangue do Dragão e lutam para conseguir de volta os Sete Reinos, que foi tomado pelo rei Robert, muitos anos atrás. O incesto da Rainha Cersei Lannister (esposa do Rei) com Jaime Lannister, e todo seu orgulho, ambição e maldade. (Que mulher cruel!!)
Fora o príncipe - esnobe - Jeffrey, "herdeiro do Trono de Ferro"; A chatice de Sansa Star, a força de Catelyn, os sonhos de Bran de ser um cavaleiro, Robb assumindo o lugar de Eddard em Winterfell... E claro, meu Jon Snow , o bastardo de Eddard Stark, que acaba deixando Winterfell para se juntar aos Homens de Preto da Patrulha da Noite, onde ele encontra seus novos irmãos juramentados.
São tantos momentos e personagens, que não dá pra falar de cada um. Os meus preferidos com certeza, que encheram a história e me fizeram ficar louca para que seus capítulos chegassem, foram Eddard Stark, Arya e Jon Snow... Tenho um amor imenso por Jon Snow, meu bastardo favorito *-* E a minha guerreira e adorável Arya! Eram os personagens que me enchiam os olhos e a vontade de devorar as páginas deles.

"- Não sou um garoto - ela cuspiu as palavras. - Sou Arya Stark de Winterfell, e se me puserem as mãos o senhor meu pai ordenará ver suas cabeças na ponta de lanças. Se não acreditam em mim, vão buscar Jory Cassel ou Vayon Poole na torre da Mão - pôs as mãos na cintura. - E agora, abram o portão, ou vão precisar de um cascudo na orelha para ajudá - los a ouvir?"


A história é tão envolvente, que eu nem vi as páginas virando, foram páginas atrás de páginas, cheias de traições, romances, intrigas, guerra por poder, mentiras, mortes, surpresas, mistérios, sexo, violência e uma pitada de drama. O livro tem cenas fortes, claro - é um livro adulto -, mas nada que possa chocar alguém, comparado com o que se passa na TV...
O livro tem um desenvolvimento incrível, e o final... CHOCANTE! Faz a gente ficar louco pela sequência!!
Para quem gosta de livros medievais e um texto bem escrito e detalhado, cheio de batalhas, sangue e cabeças rolando - ou melhor, cabeças em estacas - romance e um toque de fantasia, você vai amar! E quem não gosta, indico também, pois tenho CERTEZA que você vai se apaixonar já nas primeiras páginas, sem dúvida.

Enfim, junte - se à nós, pois o inverno está chegando...


Classificação

2 comentários

  1. Oi Ana,
    Estou com esse livro na estante, ele e A Fúria dos Reis e essa semana chega o terceiro. Quero comprar todos para depois ler, porque se eu começar vou ficar muito ansiosa pelos outros e eu não quero sofrer rs
    Assisto a série e dizem que é bem fiel ao livro, a série é ótima, portanto se for como dizem eu vou perder noites de sono lendo ele.
    bjs e parabéns pela resenha!

    citacoesdeumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran! Awwn, acho q vou fazer o mesmo, comprar todos de vez, mas vou ler agora pq não vou aguentar, sério! O livro é demais... meu Fúria dos Reis, chega essa semana e não vejo a hora de começar! Ahh q legal q vc assiste parei, pq to sem tempo, mas sempre assisto um no fim de semana e realmente é muuuuito parecido com o livro! Se fosse vc começava logo pq é mt perfeito! <3
      Que bom q vc gostou!
      Beijos, Fran *-*

      Excluir