Resenha: "Dezenove Luas" - Kami Garcia e Margaret Stohl


Dezenove Luas

Autora(s): Kami Garcia e Margaret Stohl
Editora: Galera Record
Páginas:319
Ano: 2013
Sinopse: Emocionante final da saga Beautiful Creatures, que vendeu mais de 60 mil exemplares apenas no Brasil. Nesse novo volume, após ter se sacrificado para restabelecer a Ordem das coisas e salvar o mundo de um apocalipse iminente, Ethan precisa encontrar uma forma de retornar do mundo dos mortos e reencontrar Lena, seu único e grande amor. Enfrentando velhos inimigos e fazendo aliados improváveis, ele precisa acreditar que o verdadeiro amor conquista tudo. Será?






Oi meus leitores fies, peço desculpa pela demora para postar resenhas – não é por falta de leitura, é falta de tempo mesmo para postá-las –, mas hoje tem resenha fresca pra vocês!
Terminei de ler já faz um tempinho, mas conta, né?! Hahaha

Dezenove Luas é o último livro da série Beautiful Creatures, e posso dizer com todas as palavras: não me desapontou.
Com o final absurdamente chocante de Dezoito Luas, o livro é do começo ao fim viciante e cativante, não consegui parar de ler. Como sempre, as autoras nos envolve com a narrativa de Ethan, nos cativando do começo ao fim. E o que foi bem legal que as autoras fizeram, foi que elas dividiram o livro entre os pensamentos de Ethan e Lena, coisa que não aconteceu nos outros livros, pois nos outros só víamos nas perspectivas de Ethan, já em Dezenove Luas, conseguimos ver mais de Lena e conhece-la ainda mais. (Que ajudou eu  deixar de lado a minha cisma com ela hahaha)

Depois de Ethan morrer para restabelecer a Ordem das Coisas, ele se encontra no outro lado. O outro lado, nada mais é, que a sua própria casa – sim, isso mesmo – no cemitério da Paz Perpétua (achei isso hilariante haha). Lá, ele não está sozinho, mas sim, muito bem acompanhado: sua mãe, Lila Wate está lá, juntamente com tia Prue (e tooooodos seus maridos falecidos, rs)! Amei essa parte, deu pra conhecer e se apegar a mãe de Ethan, que aparece tão pouco no decorrer dos livros, que nesse, conseguiu uma grande participação.
Ethan, se vê feliz e ao mesmo tempo infeliz, ele tem a sua mãe perto, mas se vê longe das duas outras mulheres da sua vida: seu grande amor, Lena; e Amma sua segunda mãe. Ele se vê perdido em seus sentimentos, mas algo lhe é revelado e tudo começa a fazer sentido, então ele começa uma busca de volta para o mundo mortal – mas nada vem tão fácil assim.
Com a ajuda de personagens como os Grandes, alguns personagens novos e essências e alguns inimigos (que nunca passou pela a minha cabeça que ajudaria Ethan), ele se vê numa jornada de tirar o fôlego.
Para Ethan poder voltar para o mundo mortal, ele precisa ir para o Registro Distante e arrancar a página de sua morte das Crônicas Conjuradoras, mas para isso acontecer, ele precisa da ajuda de Lena, Link, Ridley, Liv, John, Macon, Amma e tia Marian, que são essenciais para concluir algumas partes da jornada. Com isso Ethan começa a mandar mensagens, como sua mãe fazia para se comunicar com ele, mas como Ethan é péssimo para fazer música (haha), ele acaba usando as palavras cruzadas do jornal.

“– Sinto sua falta. Ethan Wate. Mais do que você imagina. Não consigo fazer as palavras cruzadas. Não consigo lembrar como fazer um assado. – Ela passou a  mão pelo olho e ficou com ela pousada na testa como se estivess com dor de cabeça.Também sinto sua falta Amma.

Tenho que confessar, que achei que o livro iria ficar caidinho quando passou para a parte da Lena, mas eu estava errada, com a junção de todos os personagens queridos, tentando ajudar trazer o Ethan para o mundo mortal, tudo foi muito surpreendentemente bem escrito. Nem um momento caidinho, desde Ethan passando pelo Mestre do Rio, pelo misterioso Guardião Xavier do Registro Distante, os mistérios do Livro das Luas e do Livro das Estrelas, O corvo, as piadas de Link ( e sua famosa e histórica tesoura de jardinagem hahaha), o sarcasmo de Ridley, a humildade de John, a inteligência de Liv e de tia Marian, a sabedoria e desenvoltura de Macon, as superstições e mistérios de Amma (que me fizeram chorar litros), as maldades de Abraham Ravewood, as atittudes de Sarafine e o poderoso e insano Angelus.... Com toda essa junção, o livro não poderia ser melhor.

Um indivíduo que irá dificultar bastante – e com certeza, é o grande vilão – é o Angelus, céus como esse personagem me irritou! Ele é a grande chave, que se juntou com quem? Adivinhem, Abraham Ravenwoood. 
Ethan precisa chegar até as Crônicas Conjuradoras, o que foi difícil, mas nada que um Obstinado não consiga fazer. Mas, para chegar até lá várias coisas deverão ser negociadas e deixadas para trás. Suas escolhas, poderiam mudar tudo, mudou tudo, e a cada página virada, foi ficando a certeza de que algo agridoce iria acontecer.
Sem mais rodeios, o fim de Dezenove Luas é exuberantemente surpreendente. Terminei as últimas páginas com lágrimas nos olhos e um sorriso no rosto de dever cumprido. Dever esse de ter terminado a série em alto estilo, sem reclamações, apenas saudades. Saudades de personagens que se foram ao longo da história, personagens que cresceram e aprenderam com a vida, de amores épicos e amores que nunca imaginaríamos que fosse possíveis. Simplesmente o livro acabou e sempre vai ser um dos meus favoritos. Indico até o fim. Tenho certeza de que quem ler, irá se surpreender e amar.
Uma história de amor, que não envolve somente o amor entre o casal principal, mas sim um amor por todos os personagens citados no livro. Meus parabéns para as autoras, por uma história muito bem escrita.    

“– Amo você, Lena Duchannes. Sempre amei e sempre amarei. – As palavras eram tão verdadeiras hoje quanto na primeira vez que as falei, na Décima Sexta Lua.– Eu amo você, Ethan Wate. Amei você desde o dia em que nos conhecemos. Ou antes. – Lena olhou bem nos meus olhos sorrindo.”

P.S: GENTE, o tão esperando mistério de Link e Amma foi revelado! Hahaha Passei os quatro livros intrigada com o tanto de vezes que a Amma ameaçava o Link, dizendo que iria conta para a mãe dele o que ele tinha feito no porão da casa de Ethan. Juro que ri pra caramba, quando ele finalmente revelou pro pessoal o grande mistério. Querem saber? Não deixem de ler!! Hahaha

Classificação: 

Beijos e até a próxima resenha! ;*



Nenhum comentário

Postar um comentário