Resenha: A Esperança - Suzana Collins


Autor: Suzana Collins
Editora: Rocco
Páginas: 424
Ano: 2011
Sinopse: A jovem Katniss Everdeen sobreviveu aos mortais Hunger Games não apenas uma, mas duas vezes, e mesmo assim ela não tem descanso. Na verdade, os perigos parecem estar se agravando: o Presidente Snow declarou guerra contra Katniss, sua família, seus amigos, e todas as pessoas oprimidas do Distrito 12.

Toda história tem um fim, e a da guerreira e inesquecível Katniss Eveerden termina de uma forma, como posso dizer, surpreendente. O fim dessa trilogia é cheio de dramas, surpresas, lutas, aliados, superações e acima de tudo, amor e compaixão. Comecei a leitura com muita sede, pois o fim do livro dois, Em Chamas, me deixou extremamente eufórica, e louca para saber o que de fato aconteceu com o Peeta, e claro, com o Distrito 12. Como já disse, comecei a ler eufórica demais, então me deparei com a narração da autora meio parada, o que me deixou totalmente desanimada. Mas, conforme os capítulos fora passando, a estória foi se desenrolando e ficando picante.
A estória se desenvolve em torno da esperança (daí que surge a tradução do livro para o português, pois o nome real é Mockingjay) dos rebeldes em Katniss, para derrotar o Capitol e o Presidente Snow, e claro, resgatar Peeta de suas mãos. Com a ajuda de Gale, Haymitch, Beete, Plutarco, Coin e outros personagens, Katniss começa uma rebelião entre os distritos, causando fúria no Presidente Snow. Confesso que eu não gostava muito da Katniss, ela não é uma personagem que me fez gostar dela logo de início, por incrível que pareça (pois todos que conheço e leram o livro gostaram dela), comecei gostar mais dela nesse livro, principalmente, nos momentos finais do livro. Não sei se foi só eu, mas eu achei que a autora exagerou em algumas partes. Nós leitores – pelo menos, eu – criamos amor por alguns personagens e muitas vezes, acabamos nos decepcionado com alguns finais deles. Digo a você, que está esperando por um fim lindo do tipo, “Katniss derrotou o Capitol, venceu a batalha e todos viveram felizes para sempre!”, pode tirar o cavalinho da chuva. Durante todo a história, ocorreu acontecimentos onde eu quase desisti de terminar o livro – por isso a demora de lê-lo, duas semanas de enrolação – só não larguei, porque eu realmente queria saber o final da história, pois como disse, peguei amor por alguns personagens. E um outro fato também, é claro. Peeta. Ele realmente é o meu personagem preferido, não apenas por ele ser um lindo e perfeito, e o fato de eu desejar trazer ele para a minha vida (iludida haha), mas eu realmente persisti na história, por ele ter me cativado totalmente. Toda a dificuldade que ele passa, as lutas, torturas e o fato – que realmente mexeu comigo – de ele não saber o que é “verdadeiro” ou “falso”, me deixou cada vez mais envolvida na história para saber se o fim dele seria digno, pois ele merecia.
  • “ - Você ainda está tentando me proteger. Verdadeiro ou falso? – sussurra ele.
    - Verdadeiro – respondo. A resposta parece requerer mais explicações.

    – Porque isso é o que você e eu fazemos. Protegemos um ao outro.”


Sem dar muito spoiler, a estória é cheia de guerras, perdas, e claro, uma grande vitória. Com os olhos cheios de lágrimas, foi assim, que li os capítulos finais, dos momentos finais de Esperança. E a conclusão final para vocês, é que o livro é de emocionar.

classificação: 


“E QUE A SORTE ESTEJA SEMPRE AO SEU FAVOR!”

Nenhum comentário

Postar um comentário